FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Workshop e Painel sobre Curadoria "Curating Zeitgeist - 1968"

Curating Zeitgeist – 1968: Workshop e painel promovem debate sobre a produção artística e cultural em comemoração aos 50 anos das manifestações de 1968

Como explorar a transdisciplinaridade no campo da curadoria diante de uma produção artística cada vez mais complexa?
Para abordar esta questão e propor novas práticas na área da curadoria, a rede EUNIC (European National Institutes for Culture), em parceria com a Casa do Povo e o SESC São Paulo, organizam workshop e painel “Curating Zeitgeist-1968”, na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252 – Metrô Tiradentes) dia 12 de maio (sábado), das 19h às 22h. As atividades integram a 14ª edição da Semana da Europa.
Gratuita, a programação é direcionada a gestores, programadores e curadores independentes e tem como tema a efervescência cultural referente aos eventos de 1968. O workshop, que acontece das 14h às 17h, conta com a participação de Danilo Cymrot, do Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, Luca Vitone, artista e pesquisador italiano, e Stefan Solomon, curador e pesquisador do Reino Unido. Já o painel de discussão, que ocorre às 17h30, recebe  os artistas Luca Vitone e Rafael RG, Stefan Solomon e a crítica cultural e psicanalista Suely Rolnik.
A programação é gratuita e as atividades contarão com tradução simultânea.
Em seguida, haverá coquetel e exibição do filme “No Intenso Agora”, do diretor brasileiro João Moreira Salles (2017, 127 min) que apresenta uma descontrução das revoluções políticas da década de 60 pela narrativa do diretor. A concepção de Curating Zeitgeist - 1968 é motivada pelo interesse comum dos institutos culturais europeus: promover o diálogo e a troca entre profissionais, projetos e organizações em São Paulo, a fim de desenvolver novas maneiras de pensar e produzir cultura no nosso tempo. Neste contexto, a curadoria é vista como o processo de investigação e proposição de intervenções culturais em um contexto abrangente, considerando não somente as artes, mas as mais relevantes expressão contemporâneas da cultura urbana no mundo inteiro.
A rede EUNIC
A EUNIC é uma rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais criada em 2006 e formada por 36 instituições representando todos os 28 países membros da EU. Atualmente a instituição conta com mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo. A associação atua nas áreas de artes, aprendizado de línguas, educação, ciência, diálogo intercultural e desenvolvimento.
Em São Paulo, a rede de membros EUNIC é composta por Alliance Française, British Council, Consulado Geral da Hungria, Goethe-Institut, Istituto Italiano di Cultura, Instituto Cervantes e Institut Français du Brésil.
A Semana da Europa
A Semana da Europa é a melhor oportunidade para brasileiros vivenciarem a experiência de mergulhar no magnífico mundo europeu e suas diversidades, sem sair do Brasil.  Por isso, uma semana é muito pouco e os mais de 20 eventos e centenas de atrações começam em maio e vão até o início de julho, percorrendo 13 capitais brasileiras. Na 14ª edição, a Semana da Europa vai proporcionar experiências lúdicas e culturais, como a participação de aulas experimentais de idiomas, oficinas de gastronomia, bazar e corrida de rua.

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO CURATING ZEITGEIST – 1968
12 de maio, sábado
Local: Casa do Povo
Rua Três Rios, 252 – Metrô Tiradentes
Gratuito

14H ÀS 17H | WORKSHOP
Direcionado a gestores, programadores e curadores independentes
Inscrições até 7 de maio: bit.ly/2r59wW6
Capacidade: 20 pessoas

17H30 ÀS 19H | PAINEL DE DISCUSSÃO
Não há necessidade de inscrição
Capacidade: 70 pessoas

19H ÀS 20H | COQUETEL

20H ÀS 22H | EXIBIÇÃO DO FILME “NO INTENSO AGORA”
de João Moreira Salles (2017)
Capacidade: 70 pessoas