FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Simpósio Internacional debate ingresso do Brasil na OCDE em Stanford

Bruno Salama, professor da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), participou do Simpósio de Direito Internacional organizado pelo Stanford Journal, com o tema “Mudanças e Desafios: Atualidades de Políticas de Comércio Internacional”. Salama falou sobre o tema “Ingresso do Brasil na OCDE: o que está em jogo para o Brasil e para os Estados Unidos?". O encontro foi realizado no último dia 5 de maio.
A exposição do professor retoma o debate sobre o pedido do ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), solicitado em meados de 2017 e com a análise paralisada pelos EUA, mesmo com apoio da burocracia e de outros membros da OCDE.
O ingresso do país na OCDE seria um importante sinalizador para os investidores internacionais, principalmente após a redução do investment grade do Brasil e do clima de instabilidade econômica. “A adesão a OCDE também pode fortalecer o comprometimento do país com as reformas de política econômica”, analisa o professor.
Salama argumenta também que a entrada do Brasil na OCDE tem uma dimensão estratégica porque os Estados Unidos não conseguirão moldar a economia internacional trabalhando com uma variedade pequena de países. "O espaço cedido pelos Estados Unidos poderá ser ocupado pela China", concluiu o professor.