FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Palestra aborda cobertura jornalística dos primeiros Jogos Olímpicos pela imprensa carioca

A chamada Era Moderna dos Jogos Olímpicos foi iniciada em 1896, em Atenas, na Grécia. Desde então, o interesse pelo maior evento esportivo do planeta tem sido crescente e fruto de grande cobertura da imprensa mundial. Para abordar o interesse do jornalismo carioca sobre o evento no fim do século XIX e início do século XX, o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) recebe, no dia 17 de maio, às 14h, o professor Fausto Amaro (Uerj) para a palestra “Os Jogos Olímpicos na capital da República: Narrativas da imprensa e campo esportivo no Rio de Janeiro (1890-1935).
A apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.
Pesquisador da área de Comunicação Social, Fausto Amaro é doutor e mestre em Comunicação pela Uerj. Atualmente é bolsista Qualitec no Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo e atuou como pesquisador visitante na State University of New York (College at Brockport). Pesquisador no projeto "Meios de Comunicação, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", é um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura", pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa de Esportes da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da Uerj. Membro da International Society of Olympic Historians e da Red de Historiógrafos de la Comunicación (RHC).
Para mais informações sobre o evento, acesse o site.