FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Oficina gratuita capacita professores de Ensino Médio para uso de fontes históricas

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) realiza, no mês de junho, a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”. O workshop gratuito é voltado para professores de Ensino Médio das redes pública e privada e visa a concepção, debate e produção de materiais didáticos a partir do uso de fontes históricas. O objetivo é desenvolver um trabalho prático de criação de material didático através dos documentos históricos originais do acervo de arquivos pessoais do FGV CPDOC. As inscrições são gratuitas e estão limitadas a 20 vagas.
As aulas serão realizadas nos dias 4, 11 e 18 de junho e serão ministradas pelas professoras Carolina Gonçalves Alves, doutoranda em Ciências Sociais pela Uerj e Analista de Documentação e Informação do FGV CPDOC; Daniele Amado, doutoranda em História Social pela Unirio e coordenadora de Documentação do FGV CPDOC; Martina Spohr, doutora em História Social pela UFRJ e professora adjunta do FGV CPDOC; e Vanessa Matheus Cavalcante, doutoranda em História Social pela Unirio e coordenadora do Programa de História Oral do FGV CPDOC).
A primeira aula da oficina será voltada para o debate teórico sobre o uso de fontes em sala de aula. Nesse primeiro encontro também será realizado o levantamento da documentação a ser utilizada na Oficina, a busca online e seleção de documentos. Na segunda aula, os participantes farão a consulta física aos documentos selecionados na aula anterior e darão início ao desenvolvimento do projeto de utilização das fontes escolhidas. Os grupos deverão preparar para a próxima sessão o projeto de aula, baseado nos temas e fontes escolhidos.
Por fim, na última aula, os grupos vão apresentar seus projetos, justificando o uso das fontes históricas e a ligação ao tema. Os professores participantes se comprometerão a entregar o projeto de aula desenvolvido pelos grupos até o dia 18 de julho, para que sejam disponibilizados através do site do FGV CPDOC.
Os interessados em participar da oficina deverão se inscrever até o dia 15 de maiopelo site.