FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de março de 2018

II Simpósio Latino Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas

ABAS
A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – Núcleo Minas Gerais – ABAS-MG promove o II Simpósio Latino Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas, após 12 anos do I Simpósio que estimulou a implantação de redes de monitoramento hidrogeológico em nível federal e estadual.
O objetivo geral é apresentar e discutir o estado da arte de técnicas e práticas de monitoramento hidrogeológico e a importância para a gestão dos recursos hídricos, considerando a crise hídrica que ocorre em diversos contextos fisiográficos regionais.
O evento busca divulgar a experiência nacional e internacional do monitoramento das águas subterrâneas, através de um fórum de discussão onde o tema central será tratado por avaliações institucionais internacionais, federais e estaduais, estudos de caso, e proposições de ações de gestão dos recursos hídricos.

PÚBLICO ALVO

O Simpósio dirige-se a técnicos, pesquisadores e administradores da área de tecnologia, meio ambiente e recursos hídricos, responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico, monitoramento e gestão.
O evento também se aplica as empresas de saneamento estaduais e municipais, associações e entidades de defesa do meio ambiente, universidades e centros de pesquisa, empresas de mineração, de águas minerais, de petróleo e gás, distribuidores de derivados de petróleo, de agropecuária, consultorias e instituições públicas responsáveis pela gestão das águas.

TEMÁRIO

Os temas das palestras abordarão a questão da escassez hídrica e a importância do monitoramento como ferramenta para gestão integrada dos recursos hídricos.
Como parte da grade do evento será ministrado um curso de 8 horas com o objetivo de apresentar os fundamentos técnicos para a elaboração e execução de programas de monitoramento dos recursos hídricos.
Os palestrantes são pesquisadores e técnicos de renome nacional e internacional, referencia nos temas propostos.

TEMAS ESPECÍFICOS

  • Crise Hídrica
  • Monitoramento Hidrogeológico
  • Gestão Hídrica
  • Ações de Gestão Hídrica

MESAS-REDONDAS

Ao final de cada bloco temático será realizada mesa redonda com debate sobre os temas abordados.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Auditório do CREA-MG
Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho
Belo Horizonte – MG