FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 19 de março de 2018

CEBDS lança Guia sobre Economia Circular da Água_8o Fórum Mundial da Água


CEBDS lança Guia sobre Economia Circular da Água

Reunindo 60 dos maiores grupos empresariais do país, Conselho promove ações para conscientizar lideranças para colocarem a água no centro da tomada de decisões

Brasília, 18 de março – O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou neste domingo o Guia sobre Economia Circular de Água. O objetivo é replicar junto a outras empresas as experiências bem sucedidas das suas associadas na gestão hídrica.
“A circularidade da água está em aproveitá-la ao máximo e devolvê-la idealmente com as mesmas características ou melhores”, afirmou a presidente do CEBDS, Marina Grossi, acrescentando que a visão circular amplia as ações realizadas dentro da empresa e abrange o cuidado e a preservação das bacias hidrográficas.
O lançamento foi feito na abertura do Water Business Day, realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Rede Brasil do Pacto Global, evento paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, que vai até e 23 de março, em Brasília.
Durante o mesmo evento também foi lançado em versão em inglês e português o Guia do CEO sobre a Água, uma publicação do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), voltado para a construção de negócios resilientes. A tradução para o português foi feita pelo CEBDS e conta com casesnacionais. “Sem água, sem vida. Sem água, sem negócios”, resumiu o Chief Operating Office (COO) do WBCSD, Peter White, reforçando a importância do tema água estar inserido na tomada de decisões dos executivos.
Além das duas publicações, o CEBDS programou uma série de ações com o foco em eficiência hídrica na indústria e no combate ao desperdício, durante a semana. Coordenador do Grupo de Sustentabilidade do Fórum, o Conselho estará à frente de três sessões oficiais da programação e participa de mais seis outras.
Nesta segunda, o CEBDS também lançará o Compromisso Empresarial para a Segurança Hídrica, que já conta com a adesão de 15 companhias. O compromisso é o primeiro passo para a criação de uma plataforma, na qual as empresas irão compartilhar suas melhores práticas e oferecer à sociedade transparência sobre a utilização da água em suas atividades. Entre as empresas signatárias, estão Anglo American, Ambev, Braskem, Ecolab, Aegea, CPFL, Eletrobrás, BRK Ambiental, Boticário, Heineken, Natura, Vedacit, Coca-Cola, New Steel e Unilever.


 Sobre o CEBDS
Fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais sobre o tema. O Conselho reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a 40% do PIB, e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Além de ser o representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
 Participação do CEBDS no 8º Fórum Mundial da Água
Compromissos Empresariais com a Segurança Hídrica
Segunda   (19/03)  16h30 ÀS 18h
LOCAL - Sala 34
DESCRIÇÃO - O objetivo desta sessão é lançar e promover um debate sobre o compromisso brasileiro empresarial com a segurança hídrica. Durante esta sessão, os representantes de alto nível empresarial (CEOs e COOs) apresentarão os objetivos do compromisso, bem como caminhos possíveis para que as empresas o cumpram. Contribuições diretas para a agenda de segurança hídrica e os ODSs também serão abordadas. Durante o painel, haverá um debate com representantes do Conselho Mundial da Água e autoridades governamentais, visando discutir os próximos passos, integração com o governo e outras iniciativas. O resultado será um conjunto de sugestões de ações concretas, um convite para que as empresas participem, e o anúncio das empresas que já aderiram.


Business Day: Mensagens e Resultados Principais
Quinta (22/03) -  11h às 12h30
LOCAL - Sala 34
DESCRIÇÃO - Esta sessão apresentará e discutirá as principais mensagens e resultados do Business Day, um evento que acontecerá no dia 18 de março e reunirá representantes do setor para discutir uma agenda de negócios brasileira sobre água, trazendo especialistas e casos nacionais e internacionais. Um documento produzido durante o Business Day e discutido em um Painel de Alto Nível realizado como parte da agenda oficial do Fórum será apresentado nesta sessão com os pontos mais relevantes relacionados a essas áreas:

  • Água e Clima - Adaptação e ações coletivas

  • Transferência de Tecnologia - Empresas como fornecedores de soluções

  • Economia circular, reutilização e reciclagem

  • Risco da água - métricas, monitoramento e relatórios

  • Água e Saneamento - Quais são as condições básicas para superar o déficit de água e saneamento (ODS 6.1 e 6.2)

  • Criação de valor compartilhado

Coordenação:
Davi Bomtempo Davi - Confederação Nacional da Indústria - CNI
Marina Grossi - President of the Brazilian Business Council For Sustainable Development (CEBDS)
Painelistas:
Carlo Pereira - Rede Brasil do Pacto Global
Percy Soares - Confederação Nacional da Indústria – CNI

Discussão para a Declaração de Sustentabilidade do 8º Fórum Mundial da Água
Quinta (22/03) -9h às 10h30
LOCAL - Sala 7
DESCRIÇÃO - Apresentação e discussão do compromisso com a sustentabilidade. Pela primeira vez, os organizadores do 8º Fórum Mundial da Água expressaram a vontade de emitir uma declaração que reflete diretamente os debates e os resultados obtidos durante o fórum. Esta declaração, denominada DECLARAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE (SD), deve ser adotada por consenso antes do final do fórum e adotada durante a sessão de encerramento do Fórum na sexta-feira, 23 de março. Para garantir que o processo participativo envolva todo mundo disposto a contribuir, esta sessão aberta é organizada para apresentar e discutir o projeto de declaração. Uma versão preliminar da declaração será distribuída no início da sessão.

PROGRAMAÇÃO:

9h – 9h30 - apresentação do projeto de declaração e perguntas e respostas sobre o processo e os objetivos da sessão
9h30 - 10h -  mesas redondas de 8 a 12 pessoas cada, presididas por membros da equipe de edição (e outras pessoas dependendo do número de pessoas atendidas) para propor emendas
10h – 10h30 -  encerramento da produção das mesas redondas e conclusão

Coordenação:
Pierre-Alain Roche - Conseil Général de l'Environnement et du Développement Durable
Marina Grossi - President of the Brazilian Business Council For Sustainable Development (CEBDS)

Painelistas:
Jovana DODOS - Serbia, Youth delegate at the WWC BoG
Kanupriya HARISH - JAF, India, Alternate Member of the WWC BoG
Blanca JIMENEZ-CISNEROS - UNESCO, Member of the WWC BoG
Abdoulaye SENE - Senegal, President of the 9th WWF Organising Committee
Samuel Barreto - National Water Manager – The Nature Conservancy - Brazil
Lúcio Rennó - Professor of Political Science at the University of Brasilia and President of CODEPLAN, Brasilia's Company of Planning.