FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 20 de março de 2018

Águas e mudanças climáticas: desafios mundiais para 2030

 
Início:
Sábado, 24 de março de 2018
Término:
Sábado, 24 de março de 2018
Local:
Auditório
Horário:
sab14h-18h
Após o encerramento do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, o Museu do Amanhã abre seu auditório para uma discussão sobre o futuro das águas do planeta. No dia 24 de março, das 14h às 18h, acontece o seminário Águas e mudanças climáticas: desafios mundiais para 2030, um espaço que amplia as discussões sobre a crise hídrica global.
Com as mudanças climáticas alterando profundamente este recurso natural, que já se encontra superexplorado, como ficarão, no futuro, os processos produtivos, a agricultura e a vida nas cidades se faltar água? Como vamos nos adaptar a possíveis tempos de escassez?
Para isso, reunimos um time de especialistas do Brasil e do exterior para debater temas como governança da água, adaptação a alterações do clima, migrações forçadas, e o risco para os oceanos, uma nova fronteira a ser explorada, mas que já se encontra degradada.
PROGRAMAÇÃO
  • Escassez de água e migrações forçadas
    O mundo tem testemunhado o maior fluxo de migrações populacionais desde a Segunda Guerra, e o cenário de estresse hídrico, potencializado pelas mudanças climáticas, tem contribuído muito para isso.

    Lesha Witmer. Facilitadora e co-fundadora da “European Pact for Water”.
  • Europa: alertas científicos e resposta dos governos 
    A Europa está diante de imensos desafios relacionados às mudanças climáticas e às águas. Apesar dos diversos alertas científicos, o cenário de escassez de água aponta para colapsos em atividades econômicas e abastecimento. O cenário atual, a capacidade de resposta dos governos, as ações que vêm dando certo e os prognósticos para 2030.

    Rodrigo Proença de Oliveira: Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Engenharia Civil e do Ambiente pela Cornell University, EUA.
  • Governança da água e suas incertezas
    Um panorama sobre os desafios a serem enfrentados por países da América do Sul, as estratégias dos governos e os possíveis cenários futuros. 

    Vicente Andreu: Estatístico e ex-diretor da Agência Nacional de Águas (2010 a 2017).
  • Brasil: mudanças climáticas e adaptação
    A maneira com a qual as mudanças climáticas afetarão os usos da terra, a agricultura e os processos econômicos no Brasil são tema da palestra.

    Daniela Lerda: Coordenadora da Climate and Land Use Alliance Brasil.
  • A ameaça aos oceanos
    Entre as alterações globais esperadas como resultado do acúmulo do CO2 na atmosfera está o aumento médio da temperatura da biosfera e, consequentemente, também da água do mar. Como a temperatura é um fator-chave na distribuição dos organismos, mesmo pequenas variações podem ter efeitos significativos nas comunidades e na saúde humana.

    David Zee: Oceanógrafo

    Mediação: Izabella Teixeira, co-presidente do Painel Internacional de Recursos da ONU