FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Pesquisa avalia impacto de emendas parlamentares no desenvolvimento dos municípios brasileiros

Tradicionalmente, políticas locais na forma de emendas ao orçamento anual de autoria dos parlamentares são associadas a ineficiência, clientelismo, patronagem e corrupção. Um estudo recente sobre o tema do professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Carlos Pereira, em coautoria com os professores Lúcio Renno e Frederico Bertholini, foi publicado na revista “Governance: An International Journal of Policy, Administrationa and Institutions”, um dos mais prestigiosos periódicos internacionais da área de governança e políticas públicas.
O artigo, intitulado “Pork is policy: Dissipative inclusion at the local level” investiga o impacto dessas políticas locais, chamadas pejorativamente de pork barell, no período de 1999 a 2010. Apesar de serem mal vistas, o estudo releva que os municípios que recebem mais recursos de emendas dos parlamentares e por um número maior de anos apresentam melhoras substantivas tanto de indicadores sociais (diminuição de mortalidade infantil ou diminuição da defasagem ano escolar e idade) quanto de indicadores econômicos (emprego e renda).
Por outro lado, a pesquisa também chegou à conclusão que, apesar desses resultados positivos iniciais, eles não se sustentam ao longo do tempo, sugerindo uma espécie de inclusão dissipativa ou ineficiente. Segundo Carlos Pereira, isso decorre porque a alocação de recursos locais de origem parlamentar obedece a lógica de sobrevivência eleitoral do parlamentar e não necessariamente da necessidade do município.
O estudo está disponível para leitura, em inglês, no site.