FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Seminário debate otimização e estatísticas aplicadas ao Setor Elétrico Brasileiro

No dia 11 de janeiro ocorreu o primeiro dia do “Seminário de Otimização e Estatística aplicadas ao Setor Elétrico Brasileiro”, na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE). O objetivo do evento foi estimular o amplo debate sobre modelos e metodologias aplicados ao setor, reunindo pesquisadores e suas contribuições para os diversos desafios existentes no Brasil. Este primeiro encontro foi dedicado aos modelos de otimização e contou com a participação de um público especializado no setor.
Na palestra inicial, o professor André Marcato, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), introduziu conceitos sobre Programação Dinâmica Estocástica, Programação Dual Dinâmica Estocástica, estimação da função de custo futuro e planejamento e operação de médio e longo prazo do Setor Elétrico Brasileiro (SEB). A segunda palestra, feita pelo professor Ivo Silva Jr., da UFJF e teve como assunto principal os métodos de otimização bioinspirados e como eles podem ser aplicados para sazonalização da energia assegurada e calibração dos modelos de chuva-vazão.
Após breve intervalo, Larissa Resende, da FGV Energia, iniciou a terceira apresentação trazendo para debate questões relacionadas ao armazenamento de gás natural e possíveis benefícios para o setor. André Lawson, também da FGV Energia, analisou os impactos na operação do sistema quando a estrutura de revelação de incertezas e o processo decisório empregados no planejamento se baseiam numa visão otimista da realidade. A última palestra do dia ficou com Alexandre Street, da PUC-RJ, que apresentou o custo da inconsistência entre os modelos e a realidade operativa.
O segundo dia do evento ocorrerá no dia 18 de janeiro e será dedicado à estatística aplicada ao setor elétrico. Estão confirmados os seguintes palestrantes: Alessandro Soares, da PSR, Guilherme Pereira, da FGV Energia, Ana Paula Delfino, Paula Maçaira, Reinaldo Castro Souza, Fernando Cyrino e Yasmin Cyrillo (PUC-RJ).