FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Meu Corpo é Político será exibido em mais de 200 unidades do SESC

“MEU CORPO É POLÍTICO” SERÁ EXIBIDO NAS UNIDADES DO SESC
Parceria entre a Olhar Distribuição e o SESC Nacional exibe o filme em diferentes unidades
Após sua estreia em salas comerciais de todo o Brasil em novembro de 2017, “Meu Corpo é Político” será exibido em diversas unidades do SESC. A Olhar distribuição fechou uma parecia com o SESC Nacional para exibir o filme e promover debates sobre o tema em mais de 200 unidades do SESC.
“Nosso objetivo é encontrar caminhos alternativos de distribuição para que o filme encontre o seu público e ultrapasse sua função cinematográfica, promovendo o debate também fora dos grandes eixos urbanos e das salas de cinema tradicionais”, explica Argel Medeiros, diretor da Olhar Distribuição.
O filme será exibido gratuitamente, de acordo com a agenda de cada unidade, e as primeiras sessões acontecerão dia 9/01 em Maceió (sessão especial, seguida de debate com a realizadora Alice Riff) e dia 12/01 em Joinville. Outras exibições estão sendo programadas em diferentes unidades durante todo o mês de janeiro, fevereiro e março.
Sobre “Meu Corpo é Político”
“Meu Corpo é Político” borda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro, Paula Beatriz, diretora de escola pública no Capão Redondo, Giu Nonato, jovem fotógrafa em fase de transição, e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing. A câmera de Alice Riff conduz o olhar do espectador pelas narrativas diárias desses personagens para levantar questões sobre temas relevantes do contemporâneo como transgênero, representatividade social e identidade de gênero.  
O documentário traz um olhar original sobre o tema ao fugir dos padrões recorrentes e não retratar transgêneros e travestis em situações de violência e prostituição. Em “Meu Corpo é Político” a violência surge em diversas camadas do cotidiano e a luta contra a transfobia onipresente aparece sob forma da resistência representada por atos aparentemente banais como sair de casa, frequentar faculdade, ter emprego, se relacionar e ter momentos de lazer.
A narrativa foi construída conjuntamente com os personagens, por isso a opção de um documentário controlado, no qual as cenas são encenadas por eles próprios a partir da vivência de cada um, em busca desse “corpo político”.   
O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016 e teve sua estreia mundial em abril de 2017 no Visions du Réel, importante festival de documentários em Nyon, Suíça. Também foi exibido na Competição de Direitos Humanos do BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (estreia latino-americana) e ganhou o Prêmio Olhares Brasil na estreia brasileira no 6º Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no DocSP 2017. Recebeu também o prêmio Stajano no 38º Lovers Torino LGBTQI Visions em sua estreia na Itália.
O filme, uma coprodução entre Studio Riff e Paideia Filmes, é distribuído nacionalmente pela Olhar Distribuição.
FICHA TÉCNICA:
Meu corpo é político
2017, 71 min, SP, 12 anos
Direção e roteiro: Alice Riff
Com Fernando Ribeiro, Giu Nonato, Linn da Quebrada e Paula Beatriz.
Produção: Studio Riff , Paideia Filmes.
Produtor Executivo: Heverton Lima
SINOPSE
Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans  e suas disputas políticas.
 
SOBRE A DIRETORA
Alice Riff é realizadora audiovisual. Formada em Cinema (FAAP) e Ciências Sociais (USP). Meu corpo é político é seu primeiro longa metragem como diretora. Realizou anteriormente diversos curtas-metragens, como Orquestra Invisível Let’s Dance (2016), 100% Boliviano, Mano (2014) e Cidade Improvisada (2012), todos voltados a temas ligados aos direitos humanos e juventude. Atualmente finaliza seu segundo longa metragem, Platamama, com previsão de estreia para 2018.