FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Paraty é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa em Gastronomia

Candidatura do município foi apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

A cidade de Paraty foi eleita ontem (31/10) como Cidade Criativa para Gastronomia pela Unesco. A Rede de Cidades Criativas da organização, que já tem 13 anos, promove a cooperação internacional entre municípios que estejam comprometidos a investir em criatividade. As diversas cidades que atualmente compõem a rede são reconhecidas pelas áreas de Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. 

O secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, André Lazaroni, foi um dos responsáveis pela elaboração do dossiê de candidatura de Paraty à Cidade Criativa. Ontem, Paraty se tornou a primeira cidade do Estado a entrar na Rede de Cidades Criativas da Unesco, e o primeiro município do interior do Brasil.

“Essa conquista, inédita no Estado, mostra a importância que a Economia Criativa tem para recuperação do Rio”, disse Lazaroni. “Precisamos pensar na Cultura não apenas como fonte de entretenimento, mas também de renda e desenvolvimento.”.

Além de Paraty, entram agora na rede da Unesco as cidades brasileiras de  Brasília (DF), em Design, e João Pessoa (PB), em Artesanato e Arte Popular. Já integravam a listagem Belém (PA) e Florianópolis (SC), em Gastronomia; Curitiba (PR), em Design; Salvador (BA), em Música; e Santos (SP) em Filme.

Saiba mais sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco: http://via.ufsc.br/a-rede-de-cidades-criativas-da-unesco/