FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Orquestra Sinfônica Brasileira dia 14/11, na Sala Cecília Meireles


Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles dia 14/11

Mozart, Dvorak, Edino Krieger e Camargo Guarnieri estão no programa dedicado a cordas e percussão


No próximo dia 14 de novembro (terça-feira) a Orquestra Sinfônica Brasileira volta ao palco da Sala Cecília Meireles com mais um concerto da série OSB na Sala. Sob a batuta do maestro Lee Mills, o grupo de cordas e percussão apresentará obras de Mozart, Dvorak, Edino Krieger e Camargo Guarnieri. A NTS é a nova mantenedora da Orquestra Sinfônica Brasileira e o Bradesco e a Brookfield são os patrocinadores da Série OSB na Sala e dos próximos concertos da orquestra em 2017.

Duzentos anos de escrita para cordas, do classicismo ao neoclassicismo: a apresentação começa com o paradigma de excelência firmado por Mozart, em 1978, com a reelaboração de sua Fuga para dois pianos e passa pela cantável e dançante Serenata, de Dvorák, composta em apenas doze dias, até chegar a duas obras brasileiras do século XX. O Divertimento de Edino Krieger é de 1959 e, a exemplo da obra de Mozart, também nasceu no teclado – trata-se de uma transcrição da primeira sonata para piano do compositor. Já o Concerto de Guarnieri foi escrito sob encomenda da Orquestra de Câmara Armorial, de Pernambuco, em 1972, e tem caráter confessional – o movimento lento, Saudoso, foi escrito em memória de sua mãe.

A Série OSB na Sala celebra o recomeço das atividades da orquestra levando ao palco uma vocação histórica da Fundação OSB e de seus músicos: oferecer acesso à música de concerto sempre dando destaque a obras brasileiras. Dois dos programas de câmara serão exclusivamente de compositores nacionais.


Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira:

Reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes da música nacional, a Orquestra Sinfônica Brasileira soma mais de 5 mil concertos ao longo de seus 77 anos de atuação, revelando diversos talentos e promovendo, através de seus projetos educacionais e concertos públicos, a democratização do acesso à cultura.

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi pioneira não só na forma de levar a música sinfônica e de concerto para todos os cantos do Brasil e outros países, como também no incentivo à formação de novos talentos e difusão da cultura em território nacional. Em 2017 a OSB concentrará sua temporada de concertos na Sala Cecília Meireles, mas irá também a Japeri e Petrópolis.


PROGRAMA:
W.A. Mozart – Adagio e Fuga K.546 em dó menor
A. Dvorak – Serenata op. 22 em Mi Maior
- Intervalo
Edino Krieger – Divertimento para orquestra de cordas
Camargo Guarnieri – Concerto para cordas e percussão


SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira – Série OSB na Sala (Cordas e percussão da OSB)
Regente: Lee Mills
Dia 14 de novembro, às 20h
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Rua da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro