FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Galeria do Ateliê inaugura Porto

A Galeria do Ateliê Inaugura
Porto
entre os espíritos e os peixes

Exposição de fotografias de Valda Nogueira
Dia 10 de novembro, 19h
Aberto ao público

Descrição: Descrição: E:\ateliedaimagem\2017\VALDA NOGUEIRA\valdanogueira19.jpg

A Galeria do Ateliê encerra o ano de 2017 apresentando a exposição Porto, com 17 fotografias da artista Valda Nogueira e curadoria de Daniella Géo. A Galeria do Ateliê fica na Avenida Pasteur, 453 Urca(2541 3314).

Sobre a exposição, a artista conta que “Porto é um projeto fotográfico sobre o lugar onde cresci – Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, uma pequena comunidade pesqueira, com um passado bastante próspero, que hoje se encontra em processo de avançada degradação ambiental, o que levou a região a anos de ostracismo”, comenta a artista.

Com este trabalho, Valda Nogueira, retorna ao lugar onde cresceu para reconhecer esse território com todas as suas particularidades - a espiritualidade, os peixes, os velhos, as mulheres, a natureza - criando um inventário cujos elementos desenham uma narrativa poética e ao mesmo tempo comprometida com a construção de uma memória.

Sabendo que o vínculo com o passado (ancestralidade) é formador de identidade, ela entende que nesse projeto a oportunidade de fortalecimento dessa identidade, contribui para uma narrativa sobre uma região que se diferencie da narrativa dominante, sempre contada sob a perspectiva da violência e do abandono.

Valda Nogueira
Atua em fotografia documental humanista. Atualmente estuda Artes Visuais da UERJ. Povos, territórios e cultura são os temas centrais em seus projetos.
É formada pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatóro de Favelas.



Daniella Géo
Curadora e crítica independente. Reside em Antuérpia, Bélgica. Doutora em Estudos na  4e Biennale de Lubumbasshi, RD Congo (2015)
Foi co-curadora da Biennale Internationale de la Photographie et des Arts Visuels de Liège. Curadorias recentes incluem as retrospectivas Charif Benhelima: Polariods 1998-2012, MAC de Niterói, MON, Curitiba e Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, MAM – Rio, MOM RIO e MAC – USP.


SERVIÇO
A Galeria do Ateliê Inaugura “Porto” - Exposição de 17 fotografias de Valda Nogueira
Abertura dia 10 de novembro, 19h / Aberto ao público 
Visitação: até 13 de janeiro de 2018
Horário: de 2a a 6a feiras das 10h às 21h;  sábados  das 10h às 17h
Entrada franca /Censura livre
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur 453, Urca tels: 2541 3314