FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Semana da Índia apresenta cultura ancestral no Museu da Moda

Imagem inline 1
Em sua primeira edição, a Semana da Índia apresenta no Museu da Moda, nesta quinta, sexta e sábado, dias 21, 22 e 23 de setembro, apresentações de dança clássica indiana, música, filmes, um desfile de sáris e palestras abordando a milenar e intrigante cultura ancestral da Índia, com programação gratuita. As senhas para as apresentações podem ser retiradas 30 minutos antes de cada apresentação. O Museu da Moda fica na Rua da Bahia, 1149, e o evento é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Museu e da Fundação Municipal de Cultura, e da ISKCON – Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna, por meio de sua Secretaria de Arte e Cultura Vaishnava.  
             Trazendo alguns dos aspectos mais marcantes deste saber ainda presente no cotidiano de bilhões de pessoas, a Semana da Índia abre sua programação com o filme “Woman of Bhakti”, de Hilary Tapper, inédito no Brasil. A produção norte-americana explora as raízes da tradição de bhakti-yoga, o yoga da devoção, e como ele se expressa essencialmente no feminino, personificado na deusa Radha, a mãe suprema do amor. Na sequência, a palestra sobre os ‘Vedas’ vai abordar um pouco sobre os 18 mil livros que compõem todo o conhecimento do que hoje se chama hinduísmo. Para encerrar a noite, a apresentação musical do grupo Mohini Bhajan, com mantras no estilo tradicional do folk bengali.
            No segundo dia, a palestra será sobre dois dos principais pontos da filosofia dos Vedas, que são termos bastante conhecidos também no ocidente: Karma e Dharma. Um desfile de sáris, a tradicionalíssima vestimenta feminina da Índia, promete colorir a noite, mostrando estilos e distintas maneiras de se colocar os cinco metros de pano sobre o corpo. Encerrando a noite, uma apresentação especial da dançarina Kamalaksi Rupini, uma das maiores representantes do Bharatanatyam, principal dos estilos de dança clássica indiana. Mestra autorizada da dança, Kamalaksi já foi convidada especial de importantes e milenares festivais de dança da Índia e é uma das grandes autoridades desta arte no Brasil, tendo, inclusive, realizado o primeiro mestrado sobre o assunto na academia brasileira.
            No último dia de programação, o documentário “Cosmologia Védica” busca desvendar a complexidade da teoria de múltiplos universos e dimensões presente nos Vedas. Já a palestra vai abordar a tradição dos Mantras e a prática de kirtan ou mantra-yoga, como alternativa de meditação. Por fim, encerrando a Semana, um show com a banda Vrindavana, formada por Bruno Tonelli (violão, flauta e voz), Narasimhadeva (mrdanga) e Kapila Muni (karatalas), trio formado em 2015 e presente em inúmeros eventos pelo país, apresentando mantras e canções indianas em um fusion com a música ocidental.