FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

8ª Conseguro terá agenda internacional e reforça compromisso do setor com o Rio de Janeiro

logotipo_EDUCAÇÃO EM SEGUROS_BLOCADO

8ª Conseguro terá agenda internacional e reforça compromisso do setor com o Rio de Janeiro

O evento, o maior do setor de seguros, será realizado de 19 a 21 de setembro, na cidade. Além do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que fará palestra sobre o momento institucional do país, estarão presentes ministros do governo federal e autoridades públicas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

O setor de seguros aposta no Rio de Janeiro. Exemplo disso é a agenda internacional da 8ª Conferência Brasileira de Seguros, a Conseguro, o principal evento do setor segurador brasileiro e organizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). “O Rio de Janeiro não para. Os muitos desafios com os quais vem se deparando o carioca existem, mas o Rio continua atraindo eventos de porte do meio corporativo. E a Conseguro é a prova disso e reforça o compromisso do setor com a cidade”, exalta o presidente da CNseg, Marcio Marcio Serôa de Araujo Coriolano.
A Conferência, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contará com a presença de autoridades públicas como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia; o ministro das Cidades, Bruno Araújo; e o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Além deles, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que ministrará palestra sobre “O Momento Institucional Brasileiro e uma Agenda para o Futuro”.
O evento abrangerá também palestras de importantes nomes internacionais na área de seguros, de previdência e de segurança. Um deles é o britânico Jamie Woodruff, um dos nomes de enlevo da segurança cibernética mundial. Diretor da Metrix Cloud, empresa de segurança cibernética especializada em treinamento, testes de penetração e recrutamento, Woodruff é assessor de Segurança Cibernética da Fundação Cyber Smile, especializada em Cyber Bullying Online. Uma de suas mais relevantes ações no mercado de segurança de dados foi ter entrado no sistema do Facebook como parte de uma competição de estudantes na Universidade de Bangor/ Inglaterra, onde estudou Sistemas de Informação e Computação. Descobriu furos de segurança em diversas operações na rede, incluindo sites de personalidades como Kim Kardashian, que hackeou para revelar riscos para os fãs que o acessavam. Woodruff é o que se define no mercado de tecnologia da informação como um hacker ético, que ajuda as empresas e pessoas a se defenderem da invasão de criminosos cibernéticos. Hoje, como apontam pesquisas de mercado, as empresas sofrem, em média, 100 ataques cibernéticos dos quais um terço é bem-sucedido e, na maioria das vezes, sequer descoberto. Durante um evento na Noruega, realizado no ano passado, Woodruff mostrou aos presentes do que é capaz um hacker. O organizador do evento desafiou-o, o hacker ético não se fez de rogado e, ali mesmo, apropriou-se dos dados do laptop do apresentador, obtendo dados e senhas e até o controle remoto do carro dele. “Se você é um hacker, não precisa roubar as chaves”, diz o especialista.
A pauta “reforma da Previdência” está no topo da lista de prioridades da agenda nacional. Durante a Conseguro, o debate será intenso, inclusive contando com o olhar internacional do economista grego Platon Tinios, ex-assessor especial do primeiro ministro da Grécia de 1996 a 2004. Professor assistente da Universidade de Piraeus, na Grécia, Tinios estudou nas Universidades de Cambridge e Oxford, especializando-se em políticas socioeconômicas. Ele integrou missões de assistência técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) e colaborou com estudos econômicos sobre pensões, envelhecimento populacional, política social, economia dos seguros e finanças públicas. O especialista acompanhou de perto a recente crise econômica grega e o impacto gerado na previdência do país a ponto de o governo local ser instado a promover uma imediata reforma do sistema de seguridade social. Quais paralelos há entre a reforma implantada na Grécia e a que está em curso no Brasil.
Além de riscos cibernéticos e de reforma previdenciária, outros temas na ordem do dia na agenda da sociedade brasileira estarão em debate nos painéis da Conseguro.
Serão discutidos, entre outros, o momento institucional brasileiro e uma agenda para o futuro; a regulação e o desenvolvimento do mercado de seguros; as reformas microeconômicas necessárias para o crescimento do país; o fomento de novos investimentos; a transferência de riscos no mercado de capitais; a tecnologia blockchain, que permitirá mais segurança ao mercado, e a prevenção à corrupção. “Temos um objetivo claro com a Conseguro que é o de despertar as autoridades e a sociedade para a importância do seguro na retomada do crescimento do país, especialmente o papel que o seguro exerce na proteção do patrimônio e da renda de todos na sociedade. Na Conseguro, vamos debater o nosso papel para o amadurecimento do brasileiro e a implantação de uma cultura de educação em seguros”, assinala Coriolano.
Sobre esse aprimoramento da relação do mercado com o consumidor brasileiro, falará na Conseguro o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, para quem o setor de seguros tem apresentado boas resposta no atendimento ao cliente. "Hoje, com as mídias sociais, a gente diz que o consumidor está mais empoderado, porque ele entra em contato com a empresa, reclama na empresa e, se não recebe a devida atenção, vai para as redes sociais e muitas vezes produz um efeito muito maior", afirma. No caso específico do mercado de seguros, Rollo reconhece que falta ainda uma penetração maior na sociedade dos conceitos e termos próprios do ramo securitário. “Afinal de contas, uma gama muito grande de consumidores contrata seguro", ressalta ele.
Os avanços tecnológicos empregados no mercado e o apoio à diversidade e à inclusão também constam da ampla lista de temas a serem abordados na 8ª Conseguro, que abrigará na agenda a 7ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros; o 5º Encontro Nacional de Atuários; o 11º Seminário de Controles Internos & Compliance e o 2º Seminário de Riscos e Oportunidades Emergentes, além do Insurance Service Meeting.
Além dos especialistas estrangeiros, o inglês Woodruff e o grego Tinios, e do secretário Rollo, outros respeitáveis nomes do cenário nacional participarão dos painéis da Conseguro, dentre os quais o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso; Christopher Garman, analista de mercado da Eurásia Group;  o economista Luiz Roberto Cunha, da PUC-RJ; os filósofos Luiz Felipe Pondé e Djamila Ribeiro e o cientista social Sérgio Abranches, além de presidentes das seguradoras e autoridades de mercado. “A 8ª Conseguro apresentará uma pauta alinhada com o cenário em que vivemos hoje no Brasil e no mercado global. O evento vai promover um profundo debate sobre o nosso momento atual, mas também vai propor soluções e caminhos que possam fortalecer a economia e colaborar para uma agenda positiva para o país”, assinala Coriolano.
Além do presidente da CNseg, os presidentes das quatro federações que compõem a Confederação também debaterão o setor de seguros no contexto atual do mercado brasileiro: João Francisco Silveira Borges da Costa (FenSeg), Solange Beatriz Palheiro Mendes (FenaSaúde), Marco Antonio da Silva Barros (FenaCap) e Edson Luis Franco (FenaPrevi).

A CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem  setor, reunidas em suas quadro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). É missão primordial da CNseg representar as suas associadas em seu relacionamento com sociedade, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades nacionais e internacionais do setor, disseminando, assim, a cultura do seguro por meio do Programa de Educação em Seguros e de outras ações de amplo alcance para a sociedade.