FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 13 de agosto de 2017

10ª edição do Fórum Sustentar foca as urgências climáticas e apresenta soluções inovadoras para promover desenvolvimento econômico e social

Urgências Climáticas, Inovação, Mercados Sustentáveis e Futuros Possíveis é o tema do 10º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar -, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, dia 29 de agosto, na sede da Fundação Dom Cabral (FDC). Considerado um dos eventos mais importantes da América Latina sobre sustentabilidade, o fórum prevê, além de painéis simultâneos, sessões de imersão criativa e experiencial, a participação de startups de tecnologias sustentáveis, em parceria com grandes empresas, que irão apresentar soluções inovadoras, demonstrando como o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado à rotina do setor produtivo.Também serão premiadas as empresas vencedoras do 5º Ranking Sustentar de Inovação.
Um dos objetivos do 10º Sustentar – cujas inscrições gratuitas podem ser feitas pelos sites www.sustentar.net e http://www.sympla.com.br/sustententar2017 - é proporcionar, por meio de mesas redondas, debates e workshops o ambiente propício para o compartilhamento de soluções que levem à inovação do modelo econômico atual. O evento é dinâmico e prevê a participação de 1.500 pessoas, que tomarão parte em fóruns de discussão, imersões e exposições que acontecem simultaneamente ao longo de todo o dia em diversos espaços da FDC.
Entre os temas em discussão, a eficiência energética tem destaque, uma vez que é preciso que os setores produtivos busquem novos modelos de negócios frente à crescente demanda por energia. Ao mesmo tempo que é urgente o combate ao aquecimento global.“O engajamento de lideranças aos negócios sustentáveis é imprescindível no universo mercadológico. Precisamos de inovações nas instituições e empresas brasileiras. Com ganhos para as organizações, mas também para o meio ambiente e para a sociedade. Tudo isso depende de vontade política, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora-executiva do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, Jussara Utsch.
Por isto o financiamento climático por meio de políticas de mitigação de danos ambientais, o pioneirismo verde, a economia circular, a inclusão social e o preço do carbono também estarão na pauta do dia de especialistas. A complexidade da gestão empresarial aumenta frente ao cenário marcado por impactos climáticos, a rápida expansão tecnológica, a hiperconectividade e a competitividade globalizada.
Paralelamente aos debates, uma atração à parte será a apresentação de inovações em produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores já alinhados com as novas demandas econômicas, ambientais e sociais. Techmall – maior aceleradora de startups da América Latina – Fiemglab e Lemonade já confirmaram presença para acompanhar estas apresentações.
5º Ranking Sustentar de Inovação2017
Como parte do evento, o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental anunciará os vencedores do 5ºRanking de Tecnologias e Produtos Sustentáveis 2017, que vai distinguir empresas que se destaquem na utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas, insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação, criatividade e incorporação dos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em três categorias: produto, serviço e inovação sustentável. “O ranking colabora para que as empresas possam ter uma ferramenta de benchmarking para buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. Além disso, reforça a necessidade da produção e do consumo sustentável na sociedade”, diz Roberto Fagundes, presidente do Conselho do Instituto Sustentar. Um dos objetivos da iniciativa é contribuir para difundir técnicas que tenham potencial de replicabilidade.
Serviço:
10º Sustentar - Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável
Data: 29 de agosto
Local: Fundação Dom Cabral (FDC) Campus Aloysio Faria, Alphaville, Lagoa dos Ingleses Nova Lima, Minas Gerais
Horário: De 9:00 às 18:00 Inscrições: www.sustentar.net