FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 14 de julho de 2017

II Mostra Conceição Evaristo

A II Mostra Conceição Evaristo será realizada pelo Casarão das Artes, entre os dias 19 e 23 de julho, em Belo Horizonte, com destaque para o protagonismo da mulher negra no Brasil, por meio da produção literária da escritora.
* Dia 19, 20h, - Sarau Olhos D'água e outras escrevivências de Conceição Evaristo - Uma Janela para Ancestralidade Feminina . Com Conceição Evaristo e o Grupo Olho da Rua. Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

* Dia 20, 19h. Escrevivências de Conceição Evaristo: literatura e etnicidade. Debate, Com Conceição Evaristo, Constância Lima Duarte e Nazareth Soares Fonseca - Memorial Minas Gerais Vale. Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

* Dia 21, 19h- Roda de Conversa : Letras e bordados na obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, com Janaína Barros e Rosália Diogo. Local :Biblioteca Pública Infantil e Juvenil/ Centro de Referência da Juventude. Praça da Estação/S/N. 
* Dias 22, 19h30 - Sarau Carolina, com o Grupo Olho da Rua. Sesc Palladium . 
Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro 
* Dia 23, 18h - Sarau Carolina , com o Grupo Olho da Rua. Sesc Palladium . Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

A II Mostra Conceição Evaristo prestará justa e honrosa homenagem à escritora, exemplo superlativo do protagonismo da mulher negra, cuja obra e atuação são reconhecidas nacional e internacionalmente. Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007. A escritora foi destaque mundial no Salão do Livro em Paris, em 2015. No mesmo ano ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria contos. Em 2017, Evaristo recebeu o Prêmio Faz Diferença, Segundo Caderno, do Jornal O Globo, na categoria Prosa. Do dia 04 de maio ao dia 18 de junho, aconteceu a Ocupação Conceição Evaristo, no Itaú Cultural, em São Paulo.
A mostra faz referência ao dia 25 de julho, que se se tornou um marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino - Americanas e Afro-Caribenhas, em São Domingos, República Dominicana. No Brasil, desde 2014, a data também homenageia Tereza de Benguela, que foi uma importante líder quilombola no século XVIII.