FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de julho de 2017

FGV promove debate sobre ética, lobby eleitoral e financiamento de partidos políticos

Em meio à um cenário de crise na política brasileira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) promoveu, no dia 10 de Junho, um debate sobre ética na administração pública. O foco das discussões girou em torno do tema do lobby eleitoral e de financiamento de partidos políticos e teve como objetivo abordar algumas práticas anticorrupção que poderiam ser adotadas pela legislação brasileira.
A primeira parte do debate contou com a presença do coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), professor Michael Mohallem, que falou sobre lobby eleitoral e financiamento de partidos políticos. A discussão do assunto abordou desde o alto custo das campanhas eleitorais em um governo democrático até os interesses que levariam grandes empresas a financiar partidos específicos, dando ênfase em como se garantir doações legais para esses partidos e, discutindo medidas que possam prevenir o Caixa 2.
Em um segundo momento, o ex-professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), Hermano Cherques, abordou o tema da ética na administração pública. O enfoque da discussão foi pautado em diversos dilemas éticos existentes tanto na esfera pública como na esfera privada. Além disso, segundo o docente, o principal objetivo da sua explanação foi estimular a reflexão de algumas atitudes que todo cidadão poderia tomar no seu dia a dia enquanto gestor de uma organização, seja ela pública ou privada, que gerem consequências diretas ou indiretas para o restante da sociedade.
Iniciativa do Centro Latino Americano de Políticas Públicas (CLPP) da FGV, o debate sobre ética, lobby eleitoral e financiamento de partidos políticos foi promovido no âmbito do Programa Latino Americano de Seminários em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública. Essa iniciativa é fruto da parceria da FGV com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e com a George Washington University e, tem como objetivo capacitar funcionários públicos a exercerem suas atividades com excelência.