FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 21 de julho de 2017

FGV Energia obteve a aprovação de dois projetos de pesquisa aplicada pela Serra do Facão Energia S.A.

A FGV Energia foi convidada a apresentar projetos de pesquisa e desenvolvimento pela Serra do Facão Energia S.A. e obteve a aprovação em dois projetos específicos. Um dos projetos, “Seleção de Rota Tecnológica para Aproveitamento Energético Integrado de Resíduos Florestais lenhosos, oriundos de Desmatamento de Reservatórios e de Podas de Árvores com Descartes Industriais de Madeira”, será realizado na fase de pesquisa aplicada da cadeia de inovação para investigar e selecionar a rota tecnológica mais adequada para o aproveitamento energético integrado dos resíduos de madeiras florestais com os resíduos de madeiras industriais.
Outro projeto é o “Aproveitamento energético do biogás obtido por processo de biodigestão anaeróbia de dejetos bovinos, aditivado com efluentes orgânicos da agroindústria”, que será realizado na fase de desenvolvimento experimental da cadeia de inovação. Ele será realizado em uma propriedade rural de Catalão para testar os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local na produtividade do processo de biodigestão de dejetos bovinos. Serão avaliados os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local, oriundos de fábricas locais de laticínios, abatedouros de bovinos, aterro sanitário e, se possível, também de usinas de álcool e açúcar. Paralelamente, com a implantação de unidade experimental, serão realizados testes de adição de catalisadores em modelo reduzido com reator de bancada. As misturas que apresentarem os melhores resultados técnicos, econômicos e ambientais serão testadas na unidade experimental para verificação de resultados efetivos em escala real.
Em ambos os projetos, a FGV Energia contará com a parceria da Jordão Engenharia LTDA e da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Unidade de Catalão, com a qual formalizou os respectivos convênios já publicados no Diário Oficial da União. No primeiro projeto, a FGV Energia terá ainda a parceria o Instituto SENAI de Inovação Química Verde (ISI-QV), com a qual está prestes a formalizar o Acordo de Cooperação Técnica. No segundo projeto, a FGV Energia terá ainda parceria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).