FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC)

O Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC) será realizado no Instituto Agronômico de Campinas, SP, de 2 a 4 de agosto de 2017. Tem como objetivo estimular a formação de novos pesquisadores com base em programas de iniciação científica, tendo como principais representantes os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados às instituições participantes.

O evento chega neste ano à sua 11ª edição com a participação de 170 bolsistas e é uma realização conjunta das Unidades da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Monitoramento por Satélite (Campinas, SP), além do Instituto Agronômico (IAC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Apta Regional e do Instituto de Zootecnia (IZ). A Comissão Organizadora, formada por representantes dessas instituições, é responsável por estabelecer os procedimentos que deverão ser seguidos pelos participantes.

De acordo com o CNPq, o PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Segundo a pesquisadora e coordenadora do evento pela Embrapa Meio Ambiente Nilce Gattaz, além das apresentações orais e de quatro sessões de pôsteres dos bolsistas, o programa contará ainda com as palestras do professor da Unicamp Marko Monteiro sobre “inovação responsável” e da consultora autônoma Christine Kerr sobre “desenvolvimento de carreira”.

Cada instituição terá uma comissão julgadora que selecionará os melhores trabalhos dentre as apresentações orais e de pôsteres, de acordo com critérios estabelecidos, e entre estas serão escolhidos os trabalhos a serem premiados”, explica ela.
Além do CNPq, o CIIC 2017 conta ainda com o apoio da Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola) e da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio).

Mais informações na página do evento www.ciic.net.br