FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 30 de julho de 2017

Cátedra Jean Monnet participa do lançamento da Cátedra Bélgica-Brasil

No 06 de julho, ocorreu o lançamento da Cátedra Bélgica-Brasil, iniciativa da Universidade Livre de Bruxelas (ULB). O lançamento, realizado na residência do cônsul-geral da Bélgica, foi precedido por três palestras sobre o tema “A Europa e o Brasil em um mundo em mudança”.
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio) participou do evento em razão da parceria firmada entre a ULB e a Cátedra Jean Monnet, financiada pela Comissão Europeia e coordenada pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida.
Renomados professores da ULB, no âmbito da Cátedra Jean Monnet da Direito Rio, ministrarão cursos e participarão de projetos de pesquisa da Cátedra Bélgica-Brasil com o objetivo de formar universitários brasileiros à complexidade da União Europeia, como as professoras da ULB Anne Weyembergh, Ramona Coman, Emmanuelle Bribosia, Isabelle Rorive e Erik Van den Haute.
Representando a Direito Rio no evento, esteve presente a assistente acadêmica da Cátedra Jean Monnet, Gabriela Hühne Porto. Participaram ainda o cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier, o embaixador belga no Brasil, Dirk Loncke, a princesa Alix de Ligne, bem como os representantes da UBL, Marie-Soleil Frère (vice-reitora), Frédéric Louault (vice-decano da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais encarregado das relações internacionais) e Mario Telo (professor emérito da ULB e da Universidade LUISS, Roma).
O objetivo do evento foi de divulgar a criação da Cátedra Bélgica-Brasil, que é uma plataforma inédita para unificar os dois países, buscando o apoio tanto da sociedade acadêmica como da empresarial. Ainda que pontuada a característica inovadora do projeto, foi sinalizado o contexto histórico e tradicional de relações existentes entre os países, identificando a Bélgica como uma ponte entre a Europa e o Brasil e sinalizando o papel estratégico do Brasil nas relações entre a UE e o Mercosul. Também foram abordadas as questões geopolíticas atuais e os desafios que os sistemas tradicionais de integração vem enfrentando.
Nesse sentido, as atividades da dita proposta para aproximação da Bélgica com o Brasil incluiriam: intercâmbio de pesquisadores de excelência brasileiros e belgas de variadas áreas (Biologia, Química, Medicina, Ciência, Política, Sociologia, entre outras); investimentos em projetos de pesquisas de universidades brasileiras selecionadas; apoio e incentivo em projetos de jovens e promissores acadêmicos, além de a organização de eventos, conferências, colóquios culturais e científicos.
“O tom do evento foi de otimismo e altas expectativas para que o projeto promova a união de Bélgica e Brasil e, especificamente, traga resultados frutíferos como plataforma científica de excelência”, avaliou a professora Paula Wojcikiewicz Almeida.