FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 18 de junho de 2017

Projeto cultural leva gratuitamente arte e poesia as escolas

Quando a arte e a educação andam de mãos dadas muitas coisas podem ser mudadas no mundo. Levar arte e cultura para quem não te acesso a elas, é um dos meios que pode levar a tais mudanças.
Eis que na cidade de São Gonçalo-RJ nasce o projeto “Diário Itinerante”, projeto paralelo do grupo Diário da Poesia – grupo de poetas, escritores, músicos, atores, bailarinos e artistas plásticos, que se apresentam em um evento mensal e gratuito a população – com o objetivo de ampliar a divulgação da marca, dos artistas envolvidos e de levar arte e cultura ainda mais para a população local. O “Itinerante” é um evento em que o grupo Diário da Poesia visita um local, geralmente uma escola ou um centro cultural, para se apresentar em um evento de duração entre 2 ou 3 horas.
No ano de 2016, o projeto visitou 12 escolas públicas, atendendo um público de 4 a 80 anos (educação infantil a EJA), participando de eventos de incentivo a leitura e escrita, assim como palestras e júri de concursos de poesias. A visitação do grupo é inteiramente gratuita.
Para o poeta José Francisco Rodrigues, poeta residente do Diário da Poesia: “O Diário Itinerante procura mostrar como é importante abraçar a educação, através da leitura, da arte, da cultura, pois é nelas que depositamos a esperança de um futuro melhor”.
Já para ara a diretora do Ciep, local onde aconteceu um dos itinerantes de 2016, Dulce Correia de Oliveira Silva: “Trazer cultura aos alunos nos dá a sensação de um caminho percorrido na direção de uma escola melhor. Foi importante e gratificante [ter o grupo Diário da Poesia na escola]. Tentamos ampliar os horizontes dos nossos alunos, mostrar que para além da escola, ler pode ser divertido e prazeroso”.
Em 2017 já aconteceram 6 edições do projeto e já tem mais 4 edições agendadas para acontecer nos meses de agosto e setembro.
Para a poetisa Mariângela Tavares, poeta residente do Diário da Poesia: ”É através da educação desses alunos, que podemos ter esperança ainda de ver brilhar a cultura no nosso município. Parabéns, futuros poetas”.
 Já para a diretora da Escola Municipal Valéria de Mattos Fontes, local onde aconteceu um dos itinerantes de 2017, Conceição Freitas: “Como educadora, entendo que cultura e educação, são fenômenos intrinsecamente ligados. A cultura e a educação, juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores. Cultura aliada a educação no processo de ensino-aprendizagem permite que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar, se sinta participante do processo educacional”.
Para o quadrinista Eberton Ferreira, quadrinista residente do Diário da Poesia: “Para mim, participar do itinerante é um imensurável prazer e ter a oportunidade de trabalhar com oficinas de quadrinhos com as crianças é indescritível. Ver o interesse e interatividade, o  brilho nos olhos dos nossos pequenos... É algo que não tem preço! Que venham outros itinerantes!”.
Os eventos contam sempre com a presença de 50 a 100 crianças, que participam junto ao grupo itinerante declamando poesias, que são escritas na hora, e sempre, ao final, são sorteados livros para os alunos. Para maiores informações : (21) 994736353 – telefone e whatsapp.