FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Moda/ Artes /Grátis (2/7) O Cluster realiza edição especial na Casa França Brasil

O Cluster realiza edição especial na Casa França Brasil
Plataforma marca seu quinto ano expandindo sua curadoria para apresentar performances artísticas e musicais


A plataforma criativa O Cluster realiza no domingo, dia 2 de julho, edição especial, na Casa França Brasil. Ratificando sempre a ideia d' O Cluster oferecer ao público todas as novidades da cena e do mercado carioca a partir de uma criteriosa curadoria realizada por Carolina Herszenhut, também idealizadora do evento, a edição de julho marca a expansão curatorial da plataforma que passa a chancelar, também, novas performances artísticas e musicais. A extensão da curadoria para outros campos artísticos marca o quinto ano da plataforma; com isso, O Cluster, que há quatro anos apresenta e chancela novos estilistas e designers, passa a oferecer à cidade a vanguarda na cena musical e artística além dos expositores de moda, artes, design e gastronomia presentes durante o evento.
Para dar ênfase na programação artística, O Cluster escolheu a Casa França Brasil, referência em arte contemporânea na cidade, para endossar a chancela artística do evento.

"Estamos começando nosso quinto ano com uma série de novidades e vamos para uma casa que sempre sonhamos, pois ela fica no coração da cidade e tem um significado importante na cultura do Rio. A Casa França Brasil sempre foi um lugar onde a vanguarda da cultura carioca esteve presente, e isso vem ao encontro com nosso momento atual. Até agora O Cluster atuou como importante plataforma de canalização e divulgação de novos nomes da moda e design, abrindo espaço para uma série de marcas que se estabeleceram e cresceram a partir do projeto. Como plataforma, começamos a perceber que era importante usarmos a nossa força em prol de outros segmentos artísticos a fim de fomentar, de fato, toda a cena criativa carioca. A partir dessa edição atuaremos em diversas as frentes e a nossa primeira edição do ano começa será inteira dedicada à performance, que tem sido importante segmento na construção de movimentos de inclusão e empoderamento tanto social quanto artístico", ressalta a idealizadora e curadora d’O Cluster, Carolina Herszenhut.


O Cluster e novas performances

O Cluster apresenta nessa edição várias performances que acontecerão ao longo do evento. A proposta dessas manifestações artísticas é de trazer à tona ao público temas como o empoderamento racial e de gênero por meio dos performers e artistas convidados na Casa França Brasil, que é um equipamento cultural de relevância artística e histórica na cidade.

Intitulada “A Performance dos Modelos”, a proposta do artista visual Pedro Meyer é a de produzir pinturas, desenhos, fotografias e instalação a partir da observação do trabalho de três performers, que realizarão performances distintas e que serão exibidas ao vivo e ao longo do evento. O performer Rafael Bqueer apresenta a performance da Drag queen Uhura Bqueer. Utilizando elementos da cultura paraense, da cultura pop, com referências do afro futurismo, do carnaval e da moda, o artista ressalta o corpo político com ações/rituais que trazem questionamentos sobre desconstrução de gênero e ressignificação da estética drag com referências das artes visuais.
Já a performer Lyz Parayzo, indicada ao Prêmio PIPA, utiliza o corpo como principal suporte de trabalho e como plataforma de pesquisa e vem desenvolvendo videoinstalações com conteúdo pós-pornográfico, joias bélicas; atualmente está pesquisando as performances de gênero e classe a partir da cor em seu “Salão Parayzo”, dispositivo itinerante no qual atua como manicura.
A artista visual Luana Aguiar tem sua pesquisa artística e acadêmica voltada ao vínculo entre arte e erotismo, sobretudo para arte ao vivo com um ou mais corpos.
Através dessa observação dos três performers serão criadas séries de pinturas e desenhos que elegem como assunto específico o circuito de performance. Para isso, foram convidados os artistas Alexandre Vogler de Moraes, Carlos Contente, Ida Lee, Luiz Rocha, Mariana Mansur, Mayla Goerisch, Patrizia D’Angello, Paloma Ariston, Pedro Meyer, Rafael Adorján e Ricardo Rangel Galhardo para a produção do material artístico do circuito.
Outra performance que será exibida durante o evento será  a “Performance e work in progress”. O artista plástico Wanyr Junior apresenta o Cabaret Voodoo Legba. Nesta performance será apresentada a figura de uma Pomba Gira cigana, um arquétipo europeu semelhante a Carmem de Bizet, misturando árias de ópera e pontos de umbanda, santeria e candomblé . A Pomba Gira executa uma pintura com o signo de Exú transformado numa figura antropomorfa como um ícone.  A performance celebra o Dia da Independência da Bahia, que é comemorado no dia 2 de julho, mesmo dia do evento.
 No campo da música, O Cluster traz além dos DJ’s Andrei, Nado e Ícaro, a participação especial da DJ Onírica, da festa Batekoo. DJ Onírica, convidada para o evento, fará um set especial para essa edição.
Cabuloza, Menina Canceriana, Nano Editora, Quase Editora, Karla Koehler, Risotrip, Andrei Yurievich, Julia Saldanha e Estampe-me integram o time de expositores de publicações de arte impressa.
Já as marcas Eloisa Greco, Magma Lab, Dia de Los Muertos por Juliana Cabeza, Amanda Cursino, Mariana Moysés e Cau Concreto Artesanal integram o espaço de porcelanas e cerâmicas.

Marcas de moda participantes: PAR, Poch, Quaint, B.Leal, Mabo, Honk Brand, Clin, Arara Garimpo, Gaye, Dajô Ateliê, Kuhn, V.M Clothing, The Nom Brand, Etc Carioca, Ecran Stúdio, Fernanda Torquetti, Coquines Intimates, Jambu, Fécula, Gaya, Estúdio Cassete, Bossa Pack, D-Ridá, Casa Lab,  Nuni Acessórios e Karibu.

Gastronomia: O Cuscuzeiro, Vegan Max, Bolo doamor, Queijaria Carioca, MAD Gastronomia, Quinburguer, Tribo.

Gastronomia para levar pra casa: Mel Mandala, Sabores da Família, Floê, Braga Azeite & Cia.

Ao todo, a edição contará com cerca de 50 expositores de moda, design, gastronomia e artes plásticas, compondo a edição comemorativa.


A Sol é a marca patrocinadora d'O Cluster.

  
Serviço: O Cluster  na Casa França Brasil
Casa França Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060
Data: 2/7/17, domingo
Horário: das 13h às 21h
Evento gratuito.
Classificação livre.
Evento Facebook: 
Informações: contato@ocluster.com.br