FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 18 de março de 2017

CRPHF participa de atividades para marcar luta contra a tuberculose

 O Centro de Referência Professor Hélio Fraga - instituição nacional de referência do SUS para a tuberculose e outras pneumopatias - realizará uma semana de mobilização e atividades para marcar o Dia Mundial da TB. A programação conta com palestra, apresentações, exposição e até uma intervenção artística. Mesmo tendo tratamento gratuito em toda a rede pública do Brasil, a tuberculose ainda mata milhares de pessoas por ano. Portanto, é preciso colocar a questão em pauta, falar sobre o tema, debater as formas de tratamento e enfrentamento do estigma e, acima de tudo, sensibilizar os profissionais de saúde e a população. Entre as ações previstas para essa semana também estão a iluminação do Castelo da Fiocruz, de 20 a 27 de março, e da estátua do Cristo Redentor, no dia 24 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose. Confira a programação e participe! 
No dia 21 de março acontecerá uma mobilização voltada para os profissionais de saúde que atuam no Centro de Referência. A partir das 9h acontecerá a apresentação do Programa de Saúde do Escolar de 2017, seguida de uma roda de conversa sobre a tuberculose e ainda o planejamento das ações de saúde. 
No dia 24 de março, a partir das 9h, no auditório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, haverá a divulgação do documento Unidos pelo fim da TB. Cada palavra conta: Linguagem e uso sugeridos para comunicações em Tuberculose – Stop TB Partnership/Unops, cuja tradução foi feita pelo pesquisador do CRPHF Pablo Dias Fortes. Às 10h acontecerá a palestra Saúde, linguagem e estigma, proferida pelo pesquisador da ENSP, Caco Xavier, que é filósofo e antropólogo. Em seguida será realizado um debate com o público. Durante toda a manhã Marcio Arte, grafiteiro, realizará uma intervenção no muro do Centro de Referência, que será inaugurada no mesmo dia. A intervenção tem o apoio da Asfoc.
Segundo Pablo, a atividade no Hélio Fraga tem o objetivo de promover o debate público em torno da importância do papel da linguagem e da comunicação em saúde no combate ao estigma sofrido pelas pessoas afetadas pela tuberculose.
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp/Fiocruz) fica localizado na Estrada de Curicica, nº2000 - Curicica, Rio de Janeiro. 
Ainda no dia 24 de março, o chefe do CRPHF, Otávio Porto, participará do debate público da Frente Parlamentar em Apoio ao Combate à Tuberculose fazendo uma exposição sobre o panorama global da doença. O convite foi feito pelo presidente da  Frente, o vereador Alexandre Arraes, e acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro. 
Também na mesma data, a prefeitura municipal de Itaboraí vai realizar a ação Todos juntos pelo fim da tuberculose. Organizada pela Coordenação de Controle da TB, da Subsecretaria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde do município, a atividade inaugura no município a exposição itinerante do Museu da Vida (Fiocruz) Imagens da Peste Branca: Memória da tuberculose, que busca mostrar ao seu visitante como a tuberculose vem sendo tratada e pesquisada desde o século XX até os dias de hoje. Além de cartazes, fotografias, documentos e objetos da história da tuberculose, a mostra traz o cenário de um consultório médico dos anos 1930/40, quando a doença ainda era tratada através de cirurgias. A exposição retrata também o lado romântico da tuberculose, mostrando como era comum poetas e artistas escreverem sobre ela. 
A pesquisadora do CRPHF Gloria Regina Coelho da Motta vai realizar a fala inaugural da exposição. O evento em Itaboraí conta ainda com a apresentação da poesia Pneumotorax, de Manuel Bandeira, e da esquete teatral A peleja de Zeneide e Fortunato contra o terrível Beka, de Irene Leonore Goldschmidt, do Fundo Global Tuberculose Brasil, MS. 
Vale ressaltar que durante essa semana de mobilização, de 20 a 27 de março, o Castelo da Fiocruz ficará iluminado de vermelho, marcando a campanha. A iluminação do Castelo é de responsabilidade do Departamento de Patrimônio Histórico, da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC/Fiocruz). Além do pavilhão Mourisco – nome oficial do Castelo da Fundação - a estátua do Cristo Redentor também será iluminado pela cor vermelha no Dia Mundial da TB: 24/3. A cor escolhida remonta à uma história secular. Em 1902, a Central Oficial para a Prevenção da Tuberculose foi estabelecida em Berlim, na Alemanha, e adotou como símbolo a Cruz de Lorena, que tem como representação gráfica uma cruz dupla vermelha. O símbolo foi proposto pelo médico francês Gilbert Sesiron com o objetivo de dar representação de cruzadas ao combate contra à tuberculose. No Brasil, a utilização da Cruz de Lorena como representação dessa luta pode ser vista a partir da segunda década do século XX, em cartazes desenhados pela Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, órgão subordinado ao Departamento Nacional de Saúde, criado em 1920 pelo governo federal.