FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 11 de fevereiro de 2017

VI SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE – RJ E XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE

Nos últimos 20 anos houve uma mudança significativa na maneira como as Universidades de organizam, nas suas atividades cotidianas. De fato essas mudanças não se deram apenas por força de lei, pela instituição legal de normatizações, mas, principalmente por um movimento instituinte.
As Universidades, por sua natureza são instituições, portanto, instituídas, regulamentadas, presas a uma lógica estrutural. Entretanto, tal fato não impede que dentro delas surjam movimentos instituintes, que modificam de forma contundente suas formações identitárias a partir da ação dos sujeitos e de suas influências diversas sobre seus modus operandi.
Neste contexto instituinte é que tomaram forma os núcleos de pesquisa que seguem uma lógica de aprofundamento da pesquisa em determinados campos do conhecimento agregando conhecimentos e personagens de diferentes matizes e origens.
A Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense possui hoje mais de 40 grupos e núcleos de pesquisa, sendo alguns deles de grande atuação e repercussão nacional na área educacional.
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação – O NUGEPPE é um núcleo relativamente novo, surgido inicialmente de maneira informal durante as reuniões de orientação coletiva do Professor Jorge Najjar e que se consolida cotidianamente como lócus de construção de conhecimento acerca das políticas públicas em educação do Brasil e do mundo.
Nossa contribuição consiste em diminuir as dicotomias existentes no âmbito universitário que se mostram como entrave para a consolidação do dispositivo constitucional que garante a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
As questões voltadas à dicotomias profundamente enraizadas no seio das instituições de ensino superior são combatidas dentro do Núcleo a partir do momento em que democratizamos o acesso ao grupo.
No que tange à divisão entre graduação e pós graduação: Temos pesquisadores matriculados nos primeiros períodos da faculdade de pedagogia ao mesmo tempo que contamos com a contribuição de doutores. Entre um e outro encontram-se mestrandos e doutorandos de diversas linhas de pesquisa do programa da Faculdade de Educação e de outras instituições e cursos.
Contamos também com um convênio com a Universidade Militar de Nueva Granada, em Bogotá na Colômbia, com a qual mantemos um rico intercâmbio cultural com o intuito de levar o conhecimento produzido pelo grupo e nos enriquecer com a produção científica produzida sob outros olhares. Deste convênio já foram realizados 4 colóquios internacionais nos quais são apresentadas as pesquisas em andamento dos mestrandos de ambos os países.
Nossos pesquisadores também trocam o conhecimento produzido com outros pesquisadores em congressos, colóquios, seminários e palestras que ocorrem no Brasil e no exterior.

Picture