FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

2º Simpósio Internacional Mente-Cérebro



As pessoas são seus cérebros? Desde a Antiguidade, pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, filosofia e neurociência se enveredaram por diferentes caminhos à procura de respostas sobre a essência da natureza humana. A questão que vem intrigando a humanidade há séculos é se a mente e nossa personalidade seriam produto do cérebro, resultado exclusivamente de processos fisico-químicos, ou se existiria algo transcendente.

O enigma continuará a ser debatido no 2º Simpósio Internacional Mente-Cérebro, que acontece nos dias 17 e 18 de março de 2017 no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é promovido por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da instituição e da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP e da Universidade de Oxford (Inglaterra).
O Simpósio reúne pesquisadores com diferentes pontos de vista sobre o assunto, com o objetivo de fomentar o debate e, com isso, atualizar o conhecimento do público sobre as recentes pesquisas e discussões acerca do tema. Além disso, as metas são também estimular o pensamento crítico sobre o dilema mente-cérebro e promover o desenvolvimento de  novas pesquisas nesta temática.

Especialistas

O 2º Simpósio Internacional Mente-Cérebro terá a participação de grandes especialistas de diferentes áreas do conhecimento para apresentarem seus mais recentes estudos sobre o problema mente-cérebro. Serão desenvolvidas conferências, mesas redondas e debates em torno das duas principais correntes do problema mente-cérebro: a materialista (a mente é um produto da atividade cerebral) e a não materialista (a mente é algo além do cérebro).

Esta é uma grande oportunidade para conhecer, por exemplo, os avanços da neurociência e descobrir suas recentes contribuições para esclarecer a relação entre o cérebro e a mente. Mas, ao final do dia, caberá a cada participante chegar às suas próprias definições, conclusões ou ainda identificar suas dúvidas a respeito do assunto.

O Simpósio é parte do projeto "Debate Mente-Cérebro na psiquiatria contemporânea", apoiado pela Universidade de Oxford e promovido pelo NUPES da UFJF, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da USP.