FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 10 de dezembro de 2016

Seminário debaterá desafios da regionalização e conformação em Redes de Atenção


Na segunda e terça-feiras, 12 e 13 de dezembro, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP), promoverá o seminário Desafios da Regionalização e conformação das redes de atenção em contextos de desigualdades territoriais. A atividade, que é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia, reunirá pesquisadores da ENSP e de outras instituições de ensino e pesquisa para debater, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. Dividido em dois dias, o seminário contará com a participação de Asa Cristina Laurell, reconhecida como uma das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana e autora de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas especializadas e 10 livros.

Na segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 9 horas, será realizada a abertura da atividade, com participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da chefe do Daps/ENSP, Maria de Fátima Tavares Lobato. Em seguida, acontecerá a mesa-redonda Desigualdades e fragmentação de políticas e sistemas de saúde: a experiência da América Latina e a especificidade brasileira, sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Administração, Maria Helena Mendonça, e com exposições de Asa Cristina Laurell, do Centro de Análises e Estudos de Seguridade Social (Caess), e Cristiani Vieira Machado, pesquisadora do Daps/ENSP.

A partir das 14 horas, terá início a mesa-redonda Desigualdades e diversidade territorial: implicações para o planejamento regional e a universalização do sistema de saúde no Brasil. A mesa será coordenada pela pesquisadora do Daps Mariana Vercesi de Albuquerque e terá como palestrantes Antonio Carlos Figueira Galvão, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia; Fabio Betioli Contel, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); e José Carvalho de Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz).

Iniciando as atividades do segunda dia do seminário, na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 9 horas, haverá a mesa-redonda Instituições, redes e atores na condução de políticas públicas: desafios da governança regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Sob a coordenação da pesquisadora do Daps, Luciana Dias de Lima, a mesa contará com as exposições de Eduardo Cesar Leão Marques, professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política da USP; do presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner; e da professora da Faculdade de Medicina da USP, Ana Luiza d'Ávila Viana.

Para encerrar o seminário, a partir das 14 horas, terá início a mesa-redonda A atenção básica e os desafios da integração regional de políticas, serviços e práticas. A mesa contará com as exposições das pesquisadoras do Daps/ENSP Marcia Fausto e Rosana Kushnir e do pesquisador do Icict/Fiocruz Francisco Viacava.

Todas as mesas do evento serão no Salão Internacional da ENSP, localizado no 4º andar do prédio principal da Escola.

Confira aqui a programação completa do seminário Desafios da Regionalização e conformação das redes de atenção em contextos de desigualdades territoriais