FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Livro da ENSP recebe premiação da Associação de Editoras Universitárias

O livro "Três Ensaios de Bioética", de autoria do pesquisador da ENSP e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva Fermin Roland Schramm, conquistou o segundo lugar na categoria Ciências da Vida do Prêmio Abeu 2016, uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A publicação é dirigida especialmente a leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança.
 
No primeiro ensaio, discutem-se as possibilidades dessa ‘caixa de ferramentas’ chamada bioética, a fim de compreender e tentar resolver conflitos de interesses e valores no âmbito das relações entre profissionais e usuários dos serviços de saúde. No segundo, o autor aplica as ferramentas da bioética ao caso dos conflitos morais que envolvem a genômica, contemplando argumentos favoráveis e contrários às práticas da engenharia genética e contribuindo para o raciocínio crítico e sem preconceitos sobre o tema. Já o terceiro capítulo trata da interface entre a bioética e a biossegurança, que apresenta preocupações comuns, tais como a questão dos riscos, mas abordagens distintas – enquanto a bioética se ocupa dos valores morais, a biossegurança lança mão de medidas técnicas, administrativas e legais.
 
A coletânea "Dengue: teorias e práticas", também de autoria de pesquisadores da Fiocruz, foi a vencedora do Prêmio Abeu. Durante a cerimônia de premiação, outros três títulos da Editora Fiocruz foram honrosamente citados: "A Sociologia do Brasil Urbano" (na categoria Ciências Humanas), "Dicionário Feminino da Infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência" (na categoria Projeto Gráfico) e, ainda, o livro "Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado" (na categoria Ciências da Vida), que é de autoria da pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli Simone Gonçalves de Assis. 
 
Prêmio Abeu
 
Segundo seus organizadores, o Prêmio Abeu busca distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como realçar o projeto gráfico mais acurado. O objetivo da associação é incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições.
 
Tendo como curador o professor José Castilho Marques Neto, o Prêmio Abeu 2016 contou com cinco categorias: Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências Naturais e Matemáticas; e Projeto Gráfico. A primeira edição do Prêmio ABEU foi realizada em 2015, quando a Editora Fiocruz foi a vencedora da categoria Tecnociências com o livro "Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema", de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini (orgs).
 
Sobre o autor
 
Fermin Roland Schramm é PhD em ciências/saúde pública, com pós-doutorado em bioética. Ele é pesquisador titular em ética aplicada e bioética do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública; professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – um programa em associação ampla entre a Fiocruz, UFRJ, Uerj e UFF; professor colaborador na Universidade de Brasília e na Universidade do Chile. Além disso, Fermin Roland foi consultor de bioética do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 1997 a 2014.
 
*informações da Editora Fiocruz