FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ENSP relembra legado de Pierre Bourdieu em evento internacional


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, entre os dias 5 e 9 de dezembro, o Colóquio Bourdieu, uma oportunidade para celebrar e debater a obra de Pierre Bourdieu, um dos mais importantes e influentes cientistas sociais da segunda metade do século XX, que deixou vasta obra sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguagem e política, buscando aliar inovação teórica com a prática rigorosa da pesquisa empírica. O evento é uma parceria da ENSP com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/UFRJ), o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Institut Français, com apoio do Canal Curta. As atividades do Colóquio Bourdieu ocorrerão ao longo da semana em diferentes locais: no Espaço Cultural da França - A Maison (antiga Maison de France, 5 e 6 de dezembro), no CBAE/UFRJ (7 de dezembro) e na Escola Nacional de Saúde Pública (8 e 9 de dezembro).

O Colóquio contará com a participação de nomes importantes das ciências sociais brasileiras, alguns deles ex-alunos e colaboradores do sociólogo francês, que desempenharam papel importante também na introdução da obra de Bourdieu no Brasil, como Moacir Palmeira (Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sergio Miceli (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Universidade de São Paulo), Renato Ortiz  (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ Universidade Estadual de Campinas), Maria Andrea Loyola (Instituto de Medicina Social/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e José Sergio Leite Lopes (Colégio Brasileiro de Altos Estudos e Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro).




Sobre os convidados internacionais:

*Julien Duval é sociólogo, pesquisador do Centre Nationale de La Recherche Scientifique, professor e, atualmente, diretor adjunto do Centro de Sociologia Européia, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris), dirigido por muitos anos pelo próprio Pierre Bourdieu. Seus principais interesses de pesquisa são o jornalismo econômico (Critique de la raison journalistique, Paris, Le Seuil, 2004) e o campo de produção cinematográfica (Le Cinéma au XXe siècle. Entre loi du marché et règles de l’art, Paris, CNRS Éditions, 2016). Duval é o responsável pela conferência principal do Colóquio, com o tema “Bourdieu como intelectual público” e fará palestra sobre “o campo jornalístico na Europa”. 

*Annie Gonzalez é cineasta, produtora do documentário La sociologie est um sport de combat (2001), um mergulho no “pensamento em ação” do sociólogo francês, e codiretora, com Pierre Carles, de um documentário ainda não finalizado baseado no livro de Bourdieu Les Héritiers, Les étudiants et la culture (publicado em 1964, em coautoria com Jean-Claude Passeron). Trechos de ambos os filmes serão exibidos e comentados durante o Colóquio.

Confira também a entrevista concedida por Pierre Bourdieu ao jornalista, pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP e coordenador geral do Colóquio, Claudio Cordovil. Veja a chamada do evento no vídeo abaixo.