FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Encontro Nacional de Escolas de Saúde Pública termina com decisão sobre posicionamento da Rede


Representantes de Escolas de todo o país se encontraram entre os dias 23 e 25 de novembro no Rio de Janeiro durante o Encontro Nacional 2016 da RedEscola para discutir os rumos da Rede e da formação no e para o SUS em meio à crise que ameaça o sistema. O evento também contou com a participação de trabalhadores e estudantes, além de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Todo o evento foi perpassado pela discussão sobre quais seriam as melhores formas de ‘ocupar’ a saúde para defendê-la.

Um dos momentos mais importantes desse debate foram a mesa de abertura – na realidade, uma mesa-sem-mesa,com microfone aberto a todas as pessoas presentes. Mais adiante, na manhã do encerramento, a conversa foi centrada nas maneiras pelas quais a RedEscola pode pressionar politicamente o atual governo. Para isso, os membros do Grupo de Condução se comprometeram a redigir um documento com a posição oficial da Rede, bem como suas demandas e propostas, e conseguir estabelecer um diálogo com o Ministério da Saúde.

O Encontro também teve espaço para conversas sobre práticas pedagógicas e trabalho em rede, para a apresentação dos projetos desenvolvidos atualmente e para que as Escolas pudessem compartilhar suas experiências com Educação Permanente em Saúde. Além disso, foram lançados dois livros: Vigilância em Saúde e atuação em rede e Educação Permanente em Saúde: experiência viva na RedEscola.

Ao fim do Encontro, foram escolhidos novos representantes para o Grupo de Condução. Assim como no ano passado, os essas pessoas foram selecionadas por consenso após negociações entre as Escolas e não houve necessidade de votação. Na região Norte, foi eleita Isabela Nogueira (AC) como suplente. Pela região Nordeste, foram eleitas Socorro Dias (CE) e Suely Silva (AL) como titulares e José da Paz (PB) como suplente. Maria Aparecida Veloso (MG) foi eleita como suplente pela região Sudeste. No Sul, foram eleitas Ana Lúcia Fonseca (PR) como titular e Fátima Plein (RS) como suplente. Finalmente, no Centro-Oeste, foram eleitas Irani de Moura (GO) e Ana Valéria Barroso (GO) como titulares e Eloá Lourenço (MT) como suplente. Fabiana Damásio (DF) foi reeleita como titular para a mesma região.