FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 10 de dezembro de 2016

EBAPE e IME realizam evento sobre startups no Rio de Janeiro

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou, no dia 9 de dezembro, de 16h às 21h, o evento “Startups FGV & IME e investidores-anjo: potencializando novos desafios”, no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186 – Botafogo, Rio de Janeiro).
O evento está dentro de um conjunto de atividades que estão sendo realizadas no âmbito do convênio entre a FGV e o IME. O projeto foi concebido pela Diretoria de Estudos de Novos Negócios da FGV (DENN) e é executado pela EBAPE. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem em conceitos e metodologias modernas de desenvolvimento de novos negócios e projetos em ambas as instituições.
A iniciativa é pioneira pela criação de uma turma conjunta, que busca explorar a complementaridade existente entre os cursos de Engenharia do IME e de Administração da FGV. Outro fator de pioneirismo é a utilização de metodologias ativas de aprendizagem que se inicia com quatro sessões de PBL, sigla inglesa para Aprendizagem Baseada em Problemas, organizado em turmas pequenas de cerca de 12 a 15 alunos. A metodologia exige muito trabalho independente, capacidade de atuação em grupos e competência na geração de soluções criativas. Cada uma dessas turmas é mediada por dois professores. Além disso, os alunos têm acesso a todos os recursos de laboratório do IME, onde um grupo de alunos utilizou-se de um dos laboratórios de prototipação e robótica para desenvolver um protótipo do seu produto.   
Com um viés extremamente conectado aos desafios do mundo real, o projeto ainda organizou dois eventos de debate e discussão sobre empreendedorismo de startups. No primeiro evento, quatro empreendedores foram convidados, mostrando os desafios enfrentados e resultados alcançados. No segundo evento, três investidores-anjo apresentaram discussões das principais características buscadas pelos investidores-anjo em startups.
O evento final, que tem como elemento principal a apresentação de 12 startups desenvolvidas na disciplina, contará com a presença de quatro investidores-anjo que farão a avaliação das propostas. Antes das apresentações, haverá uma palestra com o empreendedor Lucas Vargas, CEO do VivaReal, ex-CEO do Groupon e fundador da startup Deu Samba, que falará da sua carreira de empreendedor de startups sob o tema “Mercado de Tecnologia, Startups e Carreira”. O evento contará ainda com o lançamento de um startup de alunos, a Udrink
O encontro busca ainda provocar muitas reflexões e demonstrar novos caminhos a serem trilhados pelas instituições nesse dinâmico movimento de startups e suas metodologias enxutas.