FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

EBAPE e Harvard inauguram primeiro think tank brasileiro de políticas educacionais

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE) inaugurou, no último dia 28, o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE). O centro está associado ao Programa de Política Educacional Internacional da Universidade de Harvard e é o primeiro think tank brasileiro – organização que produz conhecimento para um determinado campo de atuação – para realização de pesquisas aplicadas e implementação de políticas educacionais inovadoras.
O vice-diretor da EBAPE, Alvaro Cyrino, abriu o evento e destacou que o centro é um projeto de construção coletiva que vai passar pela reflexão e pela implementação de políticas públicas capazes de transformar a educação no Brasil. “A criação do CEIPE é parte de um processo que a FGV está engajada: o de utilizar o conhecimento de fronteira em algo que possa ser aplicado para transformar realidades. O centro vai contribuir para transcender o diagnóstico negativo da educação brasileira e partir para a promoção de uma agenda com soluções que nos permitam dar esse estalo positivo na educação”, explicou o vice-diretor.
A direção do CEIPE será de Cláudia Costin, ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial. Durante a inauguração, que aconteceu no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, Costin, que também é professora convidada da Universidade de Harvard, enfatizou que a criação do CEIPE é a concretização de um sonho coletivo. “Tem muita gente que quer transformar a educação para todas as crianças em uma educação inclusiva e de qualidade. O centro vai poder contribuir para essa transformação por estar dentro de uma instituição como a FGV. É um grande desafio, mas precisamos olhar para o país que queremos construir e entender que o maior motor do desenvolvimento inclusivo é a educação”, destacou.
Cláudia Costin participou de mesa redonda ao lado do professor e diretor da Iniciativa Global pela Inovação na Educação da Universidade de Harvard, Fernando Reimers, que também esteve no evento para lançar seu mais recente livro “Ensinar e aprender no século XXI: metas, políticas educacionais e currículos de seis nações”. Para Reimers, a inauguração do CEIPE é uma iniciativa promissora. “Qualquer centro que tenha o desafio de combinar o desenvolvimento de competências com pesquisa aplicada e de criar políticas inovadoras na área de educação é uma iniciativa promissora porque não temos muitos exemplos disso no mundo. Estou muito empolgado com o CEIPE e ansioso para começar o trabalho com a Cláudia e sua equipe”, enfatizou o professor Reimers.
A mesa redonda foi mediada pelo especialista em Inovação na Educação, Rafael Parente. Para ele, o centro tem uma importante missão: fazer com que a educação garanta que cada criança e cada jovem brasileiro possam ser protagonistas dos seus projetos de vida. “Queremos, ao lado de presidentes, governadores e prefeitos, cumprir com o que o Brasil mais precisa para se tornar um país realmente sério, justo, fraterno e democrático. Precisamos de líderes que consigam construir as pontes necessárias para um novo futuro, de pessoas que tenham sensibilidade, coragem e resiliência para falar sobre e fazer o que precisa ser feito”, afirmou.
A nova unidade da EBAPE também terá apoio do Instituto Brookings. O evento lançou ainda outras duas publicações voltadas para o setor: “Por uma Nova Formação Continuada” e “Millions Learning – Ampliando a escala da educação de qualidade em países em desenvolvimento”.  
Estiveram presentes no evento o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer; a secretária municipal de Educação do RJ, Helena Bomeny; o ex-ministro e atual professor da EBAPE, Henrique Paim; o secretário estadual de Educação do Maranhão, Felipe Camarão; o prefeito de Itapuí-SP, José Eduardo Amantini; o professor da EBAPE, Edson Kenji Kondo; e demais autoridades e gestores de Educação de diversos estados.