FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

9ª Etapa Nacional do Desafio Solar Brasil

Acontecerá pelo 4º ano consecutivo a 9ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil, entre os dias 05 a 11 de dezembro na Orla Bardot, Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro
UFRJ, ENEL, Secretaria de Estado do Esporte do Rio de Janeiro e Prefeitura de Búzios realizam:
Desafio Solar Brasil 2016
O evento que une esporte, educação e inovação, agitará mais uma vez a cidade de Búzios
cartaz_dsb2016_base_cravo_2-01-editada
O “DSB – Desafio Solar Brasil ” é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com a ENEL, Secretaria de Esportes de Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Búzios, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar.
O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.
O projeto bota em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Dessa forma, a competição não se torna uma simples corrida de barco, e sim uma prova prática de conhecimentos em Física, Matemática, Química, Administração, Náutica, Comunicação e Empreendedorismo.
EQUIPES PARTICIPANTES
O evento deste ano contará com a participação de 20 embarcações representando os estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além dos 350 estudantes e mais de 50 professores e pesquisadores envolvidos no projeto.
Teremos na raia 4 equipes novatas que estarão participando pela primeira vez no evento. As equipes são:
·       Equipe da Escola Naval – Composta pelos aspirantes, professores e militares do curso de formação de oficiais da Marinha.
·       Equipe Solamazon da UFPA (Universidade Federal do Pará) – Composta por alunos e professores da universidade, tiveram grande destaque na região pela mobilização e representatividade do estado do Pará.
·       Equipe Smart CEFET – Composta por alunos e professores do CEFET-Itaguaí.
·       Equipe Bismark do IFF de São João da Barra – Composta por alunos e professores.
Além dessas equipes novatas, o evento também contará com a participação de equipes observadoras que participam do evento se integrando com as equipes que possuem embarcações para conhecer melhor o projeto e se prepararem para participar no próximo evento com uma embarcação.
A equipe especial Cajaíba da UFRJ, que na última edição da competição apresentou uma adaptação no barco para a portabilidade de acessibilidade para um cadeirante pilotar a embarcação, neste ano trará inovações ergonômicas.
CONGRESSO DSB 2016
Em paralelo à competição, acontecerá o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil que discutirá os temas: Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologias. Também durante o Congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito e aberto ao público, onde será laminado um barco no período do curso.
Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido à energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.
EXPOSIÇÃO PÔSTER
Haverá também uma exposição na Praça Santos Dumont com os pôsteres acadêmicos das equipes e estudantes das escolas municipais de Búzios com a mesma temática do evento.
Ao final do ciclo de atividades, uma comissão técnica, formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores, selecionará o melhor vídeo e o melhor pôster das equipes e projeto sob o ponto de vista técnico e premiará com o Prêmio Fernando Amorim de Inovação. 
PREMIAÇÃO
A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.
O prêmio para o vencedor da categoria catamarã será um barco monocasco que será construído no minicurso realizado no 1º Congresso do Desafio Solar Brasil. 
Principais impactos tecnológicos e sociais do evento tanto para os participantes como para a população local:
·       Desenvolvimento de tecnologia para eficiência energética, propulsão elétrica e controle energético;
·       Capacitação de futuros profissionais que atuarão no setor de tecnologia e geração de energia a partir de fontes renováveis;
·       Realização de seminários, palestras de integração e disseminação do conhecimento;
·       Divulgação de conteúdo cientifico nas escolas municipais de ensino médio de Búzios;
·       Popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental;
·       Incentivo as equipes participantes e formação de novas equipes que podem gerar trabalhos e pesquisas em parceira;
·       Os participantes poderão desenvolver dissertações e projetos finais elaborados a partir das experiências vividas no evento;
·       Disseminação da cultura marítima e do esporte náutico.
Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ
Horário: Abertura: (06/12) às 17:00 horas – Praça Santos Dumont
Encerramento: (11/12) às 14:00 horas – Praça Santos Dumont
Evento: 8h às 22h