FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"Garota de Ipanema" tem últimas apresentações no Teatro Riachuelo Rio

Musical “Garota de Ipanema, o amor é bossa” tem últimas apresentações no Teatro Riachuelo Rio

Com Letícia Persiles, Thiago Fragoso, Claudio Lins e grande elenco, espetáculo da Aventura Entretenimento encerra temporada no dia 27 de novembro

O musical que encantou diferentes gerações e inaugurou o palco do novo Teatro Riachuelo Rio, o antigo Cine Palácio, na Cinelândia, chega a sua última semana no Rio de Janeiro. Com texto inédito de Thelma Guedes, direção de Gustavo Gasparani, direção musical de Delia Fisher e supervisão musical de Roberto Menescal, “Garota de Ipanema, o amor é bossa” fará suas derradeiras apresentações nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro. 

Em um Rio de Janeiro dos anos 60, momento histórico que revelou grandes nomes como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto, o musical traz a história de amor de Zeca, um rapaz da Zona Sul carioca, e Deolinda, uma garota do Méier, embalados por clássicos como “Samba do avião”, “Ela é carioca”, “Chega de saudade” e “Carta ao Tom 74”.. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, tem patrocínio da Raízen e Riachuelo, apoio da Alelo, Rede D’or São Luiz e White Martins e parceria social com o Instituto Ayrton Senna. 

“Garota de Ipanema, o amor é bossa” busca mostrar para o público um pouco da música, da beleza, da ginga e do charme cariocas que fizeram com que o Rio de Janeiro se tornasse uma das cidades mais amadas do mundo. O casal de protagonistas é interpretado por Letícia Persiles (Deolinda, Dindi), que faz sua estreia em musicais, e Thiago Fragoso (Zeca). Além dos protagonistas, o núcleo principal da trama ainda traz Claudio Lins (“Elis, A Musical”), Stephanie Serrat (“Andança – Beth Carvalho, O Musical”), Luciana Bollina (“As Aventuras do Menino Iogue”) e Claudio Galvan (“Ô Abre Alas – A Vida de Chiquinha Gonzaga”). Completam o elenco 16 atores-cantores-bailarinos que dão vida aos demais personagens da peça, como Vinicius de Moraes (Will Anderson), Tom Jobim (Guilherme Logullo) e Roberto Menescal (Ditto Leite).

A trama 
Em “Garota de Ipanema, o amor é bossa”, Thelma Guedes traça a história de forma forte e densa, algo que não costuma acontecer em teatro musical. O texto trata-se de uma história de amor entre um casal de dois mundos diferentes: uma moça do subúrbio carioca, que sonha conhecer os artistas da Bossa Nova e frequentar a Zona Sul, se apaixona pelo típico garoto boêmio carioca, pseudo-músico e morador de Ipanema. Deolinda e Zeca se conhecem no Beco das Garrafas, tradicional bar da cidade que ficou conhecido como berço da bossa nova, e que também serve de plano de fundo para diversas cenas do espetáculo. Temas polêmicos como a violência contra a mulher e a ditadura são abordados no texto, que se passa em um Rio de Janeiro dos anos 60. 

A trilha sonora é composta por 40 canções (com medleys) consagradas na história da música brasileira. Clássicos como “Corcovado”, “Minha Namorada” e “Samba de Verão” estão entre os títulos selecionados por Roberto Menescal, que assina a supervisão musical do espetáculo, com direção musical de Delia Fischer. Os atores são acompanhados ao vivo por uma banda composta por sete músicos.

Marília Carneiro e Reinaldo Elias assinam o figurino do musical. E através de uma parceria inédita da Aventura Entretenimento, a Farm desenvolveu, junto com a Marília Carneiro, exclusivamente para “Garota de Ipanema, o amor é bossa” os modelos e as estampas de três figurinos de ‘Dindi’, personagem de Leticia Persiles. Essa é a primeira vez que a Farm se envolve na criação do figurino de um espetáculo. 

Também fazem parte da equipe criativa a coreógrafa Kátia Barros (de “Vingança” e “A Madrinha Embriagada”); Juliana Mendes (Visagista); Helio Eichbauer (Cenografia); Maneco Quinderé (Desenho de luz); Carlos Esteves (Desenho de som) e Marcela Altberg (Produção de elenco).

Aventura Entretenimento
Produtora de grandes sucessos musicais, a Aventura Entretenimento está há oito anos no mercado, investindo no crescimento e na modernização do setor. Neste período, os espetáculos criados no país ampliaram sua estrutura, ganharam espaço no mercado e poder de atração entre espectadores e investidores. A empresa dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho é responsável por grandes sucessos como Elis, A MusicalChacrinha, o musicalUm Violinista no TelhadoHairA Noviça RebeldeSete - O MusicalO Mágico de OzRock in Rio - O Musical, entre outros, levando mais de 2 milhões de pessoas ao teatro. 

Além da inauguração do Teatro Riachuelo Rio em agosto de 2016, com a estreia do espetáculo “Garota de Ipanema”, a Aventura também apresenta “SAMBRA” durante as Olimpíadas e retorna com uma turnê em sete cidades de uma de suas produções de grande sucesso de público e crítica: “Chacrinha, o musical”.  

A missão da Aventura Entretenimento é contribuir para o crescimento dos musicais nacionais genuínos, depois do sucesso alcançado por adaptações de clássicos da Broadway no país. "Estamos fazendo história no teatro musical. No Brasil, há uma capacidade criativa gigante. O que falta é uma boa gestão. E a Aventura, assim como outras grandes empresas, tem procurado implementar a gestão de alto nível", celebra Luiz Calainho, empresário, sócio da Aventura Entretenimento.

Circuito Cultural Bradesco Seguros
Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro e  literatura, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “A Família Addams”, “Bibi - Histórias e Canções”, “Cats”, “Chacrinha, O Musical”, “Cinderella”, “Elis - A Musical”, “Mama Mia”, “Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz”, “O Rei Leão”, “Se eu Fosse você - O Musical”, “Tudo por um PopStar” e “Wicked”; além da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais”; o Ballet Kirov; o Museu de Arte Moderna (MAM) e a "Bienal do Livro", no Rio de Janeiro.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros 
O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco lidera o mercado de seguros do país, com atuação multilinha em âmbito nacional. Em 2015, seu faturamento superou R$ 64 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Tal valor representou evolução de 15% em relação ao totalizado no mesmo período de 2014.

Sobre a Raízen
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 63 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por 5.809 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 951 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Ficha técnica 
Texto – Thelma Guedes (com colaboração de: Alessandro Marson, Maria Helena Alvim e Newton Canito)
Direção – Gustavo Gasparani
Direção musical – Delia Fischer
Supervisão musical – Roberto Menescal
Coreografia – Kátia Barros
Cenografia – Helio Eichbauer
Figurino – Marília Carneiro e Reinaldo Elias
Visagista – Juliana Mendes
Design de som – Carlos Esteves
Desenho de luz – Maneco Quinderé
Produção de elenco – Marcela Altberg
Preparação vocal – Mauricio Detoni
Assistente de direção – Pedro Rothe
Assistente de coreografia – Roberta Serrado
Assistente de direção musical – Claudia Elizeu
Assistente de arranjos – Matias Correa
Assistente de figurino – Luiza Moura
Figurino ‘Dindi’ - Marília Carneiro e Farm
Cenógrafa assistente – Marieta Spada
Pesquisador musical – Rodrigo Faour
Estagiária de direção – Giulia Grandis
Elenco – Letícia Persiles, Thiago Fragoso, Claudio Lins, Stephanie Serrat, Luciana Bollina, Claudio Galvan, Will Anderson, Guilherme Logullo, Eduarda Fadini, Tatih Köhler, Késia Estácio, Ivan Vellame, Chris Penna, Ditto Leite, Ana Varella, Natacha Travassos, Jhafiny Lima, Nay Fernandes, Wallace Ramires, Raphael Najan, Renata Nunes e Gabriel Demartine
Realização – Aventura Entretenimento 

SERVIÇO
Teatro Riachuelo Rio - Rua do Passeio, 38/40 – Cinelândia
Data: até 27 de novembro
Dias e horários: 5ª, 6ª e Sáb – 20h/ Dom – 19h