FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 27 de setembro de 2016

COBRAMSEG/SBMR 2016

COBRAMSEG2016

Em 2016 estaremos comemorando 62 anos de COBRAMSEG e 50 anos desde que Belo Horizonte teve a honra de realizar o mais importante evento da Geotecnia nacional! Muita coisa se passou e nosso país se transformou desde o ano de 1966, quando Minas Gerais acolheu com sua tradicional hospitalidade o então “3º Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos”. Naquele ano a Geotecnia brasileira já mostrava claros sinais de sua importância no cenário mundial, quando o Professor Costa Nunes foi eleito vice-presidente da Internacional Society of Rock Mechanics (ISRM) na América do Sul, e Odair Grillo eleito Presidente de Honra da ABMS.
Desde então, a ABMS vem reafirmando continuamente sua posição de destaque, tendo associados com funções relevantes como um ex-presidente (1981 – 1985) da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) – o saudoso Professor Victor de Mello, vários vice-presidentes da ISSMGE para a América do Sul e o atual vice-presidente da ISSMGE para a América do Sul, o Professor Jarbas Milititsky. Além do privilégio de contar não somente com a primeira brasileira presidente da ISRM (2015 – 2019), a Drª Eda Freitas de Quadros, como também com o atual vice-presidente da ISRM para a América do Sul, o Professor Sérgio Fontoura.
Ao se preparar para a realização da 18ª edição do COBRAMSEG, o Núcleo Minas Gerais mergulha em uma tradição histórica que se confunde com a do próprio país. Ao percorrermos os primórdios da exploração mineral que batizou nosso estado, voltamos nosso olhar para a realização de um Congresso com grande foco em discussões e soluções inovadoras para o desenvolvimento de um futuro sustentável – buscando a continuidade e aperfeiçoamento da prática da Geotecnia de Mineração, primordial para o contínuo crescimento de nosso país.
Neste sentido, escolhemos o tema “O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas”, que remete à condição primordial de coexistência entre a exploração consciente de nossos maiores recursos naturais e a responsabilidade de desenvolvermos projetos que proporcionem uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações que receberão este legado.
Indo ao encontro desta proposta e reafirmando nosso compromisso com o futuro, temos orgulho em anunciar duas novidades para o COBRAMSEG/SBMR 2016: a edição Sul-americana do GEOJOVEM – Simpósio de Engenheiros Geotécnicos Jovens, fomentando a participação cada vez maior de novas gerações de engenheiros geotécnicos empenhados em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias alinhadas com esta percepção de crescimento sustentável, e a realização do “SFGE 2016 – Shaping the Future of Geotechnical Education”, uma conferência internacional sobre o ensino da Geotecnia, organizada pelo comitê técnico TC306 – Technical Committee on Geo-Engineering Education da ISSMGE. Para esta edição contaremos com sessões conjuntas com o GEOJOVEM, o que se apresenta como oportunidade ímpar para a aproximação entre jovens pesquisadores e renomados professores internacionais, key playersno desenvolvimento do ensino Geotécnico em suas diversas instâncias e formatos.
Alinhado às premissas apresentadas, outro grande marco do COBRAMSEG 2016 será a realização do VII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas – SBMR, realizado pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas. O SBMR deste ano promete a façanha de suplantar o incrível sucesso do último simpósio, realizado em Goiânia em 2014, sob o status internacional de conferência especializada da ISRM, graças ao empenho incansável de nossos ilustres companheiros Sérgio Fontoura e Eda Quadros, dirigentes internacionais da Internacional Society of Rock Mechanics.
Como não poderia deixar de ser, a Geotecnia urbana estará profundamente representada no COBRAMSEG 2016. Afinal de contas, a topografia bastante acidentada de Minas, que possui alguns dos picos mais altos do país, aliada aos grandes depósitos minerais que permeiam nossas áreas urbanas impõem aos nossos geotécnicos desafios diários no desenvolvimento de projetos rotineiros de fundações, contenções e obras de terra em geral. A interação entre renomados pesquisadores, projetistas e executores do Brasil e do mundo é sempre um dos pontos altos do COBRAMSEG, e nesta edição procuraremos discorrer sobre o estado da arte do setor.
Completando nossa grade de programação, estamos planejando atividades sócio-culturais que permitam apresentar um showcase da realidade peculiar de Minas Gerais: a íntima convivência entre o patrimônio histórico nacional e da humanidade com modernas instalações culturais e de lazer, sempre permeada pela tradicional hospitalidade mineira. Estamos programando passeios “Geo-turísticos” por nossas cidades históricas, inserções gastronômicas para degustação da típica comida mineira, além do “Inhotim Day” – quando promoveremos visita à sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil – considerado ainda o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
COBRAMSEG/SBMR 2016 que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 19 a 22 de Outubro de 2016 no Minascentro.