FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 25 de setembro de 2016

CAU/RJ organiza II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas


A II Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do Rio de Janeiro, organizada pelo CAU/RJ, acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro. O tema do evento é “A cidade e a Urgência do Projeto”, tendo como lema “A produção de espaços na Cidade – a relevância de conteúdos, estudos técnicos e a discussão do planejamento e do projeto completo”. Um dia antes, o Conselho promoverá o 5º Encontro com a Sociedade, com debates sobre habitação, englobando assuntos como a assistência técnica na produção de Habitações de Interesse Social, Minha Casa Minha Vida e o legado das obras nas cidades – a nova agenda urbana.

Os debates sobre “As escalas do planejamento: a Cidade e a Metrópole”; “A memória e a paisagem urbana: o projeto e o partido”; “A qualidade da concepção, do projeto e da execução da obra”; “O ensino, a ética e a responsabilidade no projeto” acontecerão dia 26/09.

Com o nome “Diálogos do CAU”, a Conferência contará ainda com três sessões de discussões sobre “O papel social da arquitetura e a responsabilidade no Projeto” (durante o 5º Encontro); “O planejamento urbano: Planejamento estruturante e o projeto do país”; e “O projeto de arquitetura: o êxito no desenvolvimento do projeto completo”.
Para o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, debates em torno do tema “planos e projetos completos” são fundamentais e atuais. “A discussão sobre projeto completo deve estar em todas as esferas – profissional, política, acadêmica e da sociedade civil.  É importante a compreensão de que o projeto completo é um mecanismo de proteção à sociedade. Garante segurança, transparência e economia, por exemplo, nas obras, sejam públicas ou privadas”, afirmou o presidente. “Um dos objetivos de nossa Conferência é reunir esforços para ampliar a relevância desse debate”.
Em breve, informações mais completas sobre toda a programação e pré-inscrição.