FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 24 de setembro de 2016

67º Congresso Nacional de Botânica

O 67º Congresso Nacional de Botânica acontece de 25 a 30 de setembro de 2016 em Vitória, com o tema "Conectando diversidades, revelando o desconhecido". O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) estará presente com seus pesquisadores e alunos coordenando e participando em simpósios, mesas-redondas, palestra magistral, minicurso, além de 61 e-pôsteres, e com seus projetos abordados também em apresentações feitas por parceiros.

Um dos principais momentos do Congresso, e que tem estreita relação com o JBRJ, é a palestra de Braulio Ferreira de Souza Dias, secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB/ONU). Ele abre o evento com o tema "O Brasil no contexto mundial de disseminação do conhecimento de biodiversidade vegetal", na segunda-feira, dia 26, às 11h. Ainda no dia 26, o simpósio sobre "Afloramentos rochosos brasileiros no contexto global" será coordenado pela doutoranda da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) Luana Paula Mauad. 

Já o Programa Reflora, coordenado pelo JBRJ, em parceria com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr, promove uma série de atividades no Congresso. O destaque é a terça-feira, dia 27, quando acontece o simpósio SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira, das 8h30 ás 18h, com coordenação da pesquisadora Rafaela Forzza. 

A palestra magistral da quinta-feira, dia 29, será ministrada pela diretora de Pesquisa Científica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Daniela Zappi, às 14h. Ela falará sobre o estudo dos cactos do Brasil, focalizando características principais, distribuição e grupos de Cactaceae, sua história evolutiva, taxonomia e situação de conservação.