FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

5º Fórum Senac leva programação interativa para o Festival de Gastronomia de Tiradentes

Instituição manterá palestras e oficinas gratuitas e abertas ao público; durante a semana, cursos são oferecidos na Pousada Senac para qualificação de profissionais e empresários locais que atuam no segmento

        O 19º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (MG) está levando milhares de pessoas à cidade histórica para a participação em atividades gratuitas com a presença de chefs renomados de todo país. E o 5º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura seguirá no próximo fim de semana, 03 e 4/09, com as atividades educacionais e gastronômicas gratuitas na Pousada Senac Tiradentes, no Espaço Aulas Senac e Espaço Interativo Senac, os dois últimos no Largo das Forras.
Uma programação de palestras e oficinas ocorrerá simultaneamente em todos os espaços Senac no sábado e domingo. Na Pousada Senac estão previstas 7 palestras com capacidade para 50 pessoas, cada uma. O Espaço Aulas Senac oferece 7 palestras com capacidade para 40 lugares, cada. Já o Espaço Interativo, no Lago das Forras, onde os chefs ensinam os participantes a preparar um prato, tem capacidade para 16 interessados. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e devem ser realizadas no próprio espaço, por ordem de chegada. Este ano, chefs do Senac e instrutores da instituição, como Ronie Peterson, Laudinei do Carmo e Beto Haddad, irão participar dos espaços Cozinha ao Vivo.

Primórdios da Cozinha Mineira

           No primeiro final de semana do Festival, o projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” fez sucesso com o público e lotou o Espaço Aulas Senac de interessados em conhecer os costumes gastronômicos dos primeiros aventureiros que chegaram a Minas Gerais. A coordenadora do projeto, Vani Pedrosa, fará uma nova apresentação no próximo domingo, 04/09, às 10h, no mesmo local.  A pesquisa, que teve a participação dos alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, mapeou os hábitos, técnicas e produtos alimentares utilizados durante o primeiro rush aurífero, no território que envolve as Serras da Piedade ao Caraça.
Os participantes poderão conferir também a “Cápsula dos Sentidos”, que atraiu centenas de pessoas na primeira fase do evento. Nesse espaço, o participante fará uma viagem sensorial aguçando os cinco sentidos (tato, olfato, audição, paladar e visão), a partir dos produtos encontrados nos “Primórdios da Cozinha Mineira”. A Cápsula dos Sentidos fica ao lado do Espaço Aulas Senac.


            A Pousada Senac

          Durante a semana (até o dia 02/09), o restaurante da Pousada Senac se transforma em sala de aula. São oferecidos, também gratuitamente, cursos e workshops para empresários e profissionais que atuam na área. Temas como boas práticas na manipulação de alimentos, marketing pessoal para garçons e atendentes, elaboração de cardápios e harmonização de cervejas, entre outros, serão abordados por orientadores do Senac de Belo Horizonte, Tiradentes e Barbacena.
O restaurante da Pousada Senac conta com uma programação de atividades gratuitas durante os dias de festival e abre também à noite para jantares temáticos. O cardápio - montado exclusivamente para o evento por renomados chefs do Senac que se formaram na instituição e estudantes em curso - mescla a culinária de Minas Gerais e da França, e explora o terroir e a regionalidade mineira. O restaurante fica na Rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho. As reservas podem ser feitas pelos telefones (31) 98478-5934 e (11) 98948-7838.
           
           
Cartões postais e selfies
         
       E para quem quer compartilhar as experiências vividas no Festival, o descubraminas.com, portal mantido pelo Senac e especializado em cultura e turismo mineiro, promoverá duas ações. Em um estande no Largo dos Chefs (rodoviária), os visitantes poderão escolher cartões-postais de Minas e mandá-los gratuitamente para qualquer parte do mundo e também tirar selfies em um ambiente que reproduz as tradicionais cozinhas mineiras.



ESPAÇOS SENAC

POUSADA SENAC TIRADENTES (Rua São Francisco de Paula, 164 - Bairro Cascalho): aulas demonstrativas e palestras ministradas pelos chefs convidados do evento. Nesta edição, a pousada também abrirá as portas para os chefs prepararem jantares para o público durante o fim de semana. Entre os dias 29/08 e 04/09, o local funcionará como sala de aula para cursos e workshops.

* ESPAÇO INTERATIVO SENAC (Lago das Forras): aulas práticas sob a orientação dos mais renomados chefs brasileiros.

* ESPAÇO AULAS SENAC (Largo das Forras): chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas gratuitas e também demonstrar preparos e degustações de pratos típicos, falando sobre as riquezas gastronômicas de várias regiões do país.


PROGRAMAÇÃO CONDUZIDA PELOS PROFISSIONAIS DO SENAC

*ESPAÇO AULAS SENAC: 40 vagas
04/09, domingo, das 10h às 11h15: “Primórdios da Cozinha Mineira” com a especialista em Pesquisas Gastronômicas do Senac em Minas, Vani Maria Pedrosa


* ESPAÇO INTERATIVO SENAC: 16 vagas
03/9, domingo, das 10h às 12h – “Sabores de Minas”, com Laudinei Tadeu do Carmo, instrutor do Senac


* COZINHA AO VIVO – TERRA DE MINAS:
03/9, sábado, às 11h – Os Primórdios da Cozinha Mineira na gastronomia atual: Sorvete instantâneo de queijo curado por fungos de caverna com calda de hidromel,  com Ronie Peterson, chef executivo do Hotel Senac Grogotó


* COZINHA AO VIVO – COSTELÃO:

03/09, sábado, às 16h – Churrasco peruano, com Beto Haddad, professor do curso de graduação tecnológica em gastronomia do Senac
04/09, domingo, às 14h - Churrasco peruano, com Beto Haddad, professor do curso de graduação tecnológica em gastronomia do Senac


PROGRAMAÇÃO CONDUZIDA PELOS EX-ALUNOS DO SENAC

* POUSADA ESCOLA SENAC: 50 vagas

03/9, sábado, das 10h às 10h45 - Minas na França - De volta às origens”, com Wagner Resende, ex-aluno do Senac em Minas e chef do Parigi Bistrô do Grupo Fasano (São Paulo - SP)

*  COZINHA AO VIVO – LARGO DAS FORRAS:
03/09, sábado, 11h – Risoto mineiro – Juliana Ferreira, formada em gastronomia pelo Senac em Minas e chef do restaurante Gourmeco (Tiradentes)

03/09, sábado, 14h – Doce no tacho – Iara Rodrigues, formada em gastronomia pelo Senac e proprietária do armazém e café Quitand’arte (Belo Horizonte)


Serviço:
5º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura no 18º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Atividades: aulas, cursos, palestras e degustações. Inscrições gratuitas, no próprio espaço, por ordem de chegada.
Data: até 04/9
Horários: variados
Local: Tiradentes / MG
Informações: www.mg.senac.br ou 0800 724 44 40