FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Fiocruz comemora centenário de Frederico Simões Barbosa



O dia de hoje, 27 de julho de 2016, marca o centenário do nascimento do cientista Frederico Simões Barbosa, falecido em março de 2004. Formado em medicina e em história natural - que hoje equivale ao curso de ciências biológicas - Simões Barbosa foi personagem importante na história da saúde pública e da epidemiologia no Brasil, tendo sido um dos primeiros a conduzir estudos epidemiológicos de longa duração no país e com ênfase no trabalho em comunidade. Ela também foi diretor da ENSP, de 1985 a 1989, e um dos fundadores da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP). Em comemoração ao centenário daquele que foi o primeiro diretor da Fiocruz Pernambuco, a unidade regional programou dois dias para homenageá-lo: 1º e 2 de setembro. Para tanto serão realizados painéis, exibição de vídeo, exposição e a publicação de um suplemento especial da revista CSP.
 
Em entrevista ao pesquisaror da ENSP, Carlos Coimbra - que durante muito tempo foi editor do Cadernos -, Frederico Simões Barbosa falou sobre sua trajetória na área acadêmica, as diversas linhas de pesquisa que coordenou, os amigos que conquistou, as instituições pelas quais passou, entre outros. Quando perguntado sobre qual mensagem gostaria de deixar aos estudantes em início de carreira, Simões Barbosa respondeu: "Que façam alguma coisa que venha de dentro para fora. Que sejam puros". Na referida entrevista, Carlos Coimbra contou que não teve a intenção de ser exaustivo no que diz respeito à cobertura da vida e obra do pesquisador. "Procurei enfocar alguns períodos de sua formação que considerei particularmente relevantes para compreender sua trajetória intelectual e, obviamente, sua produção científica, principalmente no que se refere aos seus estudos em epidemiologia da esquistossomose", afirmou Coimbra no artigo. A entrevista foi realizada em duas etapas - maio e junho de 1996 - no apartamento de Simões Barbosa, em Boa Viagem, Recife, e foi publicada no ano de 1997, na revista CSP, vol.13 n.1 . 
 
Programação da homenagem ao centenário de Frederico Simões Barbosa
 
No dia 1º de setembro, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Roberto Elian, apresentará O legado e o acervo de Frederico Simões Barbosa. Logo em seguida, ocorrerá o lançamento do vídeo de Simões Barbosa: Ciência e Compromisso Social, com produção e direção da jornalista da Fiocruz Pernambuco Silvia Santos. Ainda no dia 1º, será aberta a exposição Frederico Simões Barbosa: da Medicina Tropical à Saúde Pública, organizada pela Presidência da Fiocruz. Já no dia 2, será exibido o filme educativo Esquistossomose Mansoni, dirigido pelo cineasta Firmo Neto, em 1948. Além disso, também acontecerão dois painéis no auditório da Fiocruz PE: FSB e a Medicina Tropical, e FSB e a Saúde Pública. Confira os horários da programação no convite abaixo. Em homenagem ao pesquisador, também será distribuída uma edição especial dos Cadernos de Saúde Pública, que traz textos de colegas de trabalho e depoimentos de ex-alunos sobre ele, além de exemplares da publicação Fundo Frederico Simões Barbosa: inventário, que faz parte do projeto História dos 25 anos da Abrasco, lançado em 2007.