FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de maio de 2016

Teatro de rua Praça da Liberdade de 3 a 5 de junho

Motta
A cia de teatro mineira faz curta temporada neste fim de semana com os seus espetáculos “Ópera de Sabão“, na sexta e sábado, às 20h, e “Na Roda”, no domingo, às 11h, na Praça da Liberdade, como aperitivo para as comemorações que serão realizadas no segundo semestre deste ano, em homenagem aos 10 anos da cia de teatro de rua de Belo Horizonte.

“Ópera de Sabão”, que estreou no ano passado na praça Duque de Caxias, é um mergulho no melodrama e narra a história de uma cia de rádio-teatro que vive seus últimos dias com a chegada da televisão. “Esse enredo clássico do fim da rádio, na verdade, serve apenas de pano de fundo para o que acontece com aquelas personagens, suas relações. É uma história atemporal”, esclarece a atriz Mariana Arruda. Ambientado nas décadas de 30 e 40, tem direção de Eduardo Moreira em uma segunda parceria com o Maria Cutia. “Quando me foi proposto o tema do melodrama e da novela de rádio, pensei que seria importante falar da perspectiva do fim. A possibilidade da extinção que nos persegue diariamente no nosso ofício de atores de teatro que nos aproxima e irmana com essa ‘Rádio Drama’ que vive seus estertores”, conta o diretor.

Já “Na Roda”, foi o primeiro espetáculo do grupo, em 2006. Baseado em canções e brincadeiras do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, é inteiramente improvisado e já foi encenado em mais de 5 países. “A relação deste espetáculo com a Praça da Liberdade é profunda. Foi nela que ele cresceu, tomou forma, foi ali que começamos a perceber que as pessoas assistiam e voltavam na semana seguinte para revê-lo”, diz o ator Hugo da Silva. 

As apresentações acontecem em um momento bastante delicado que nosso país passa. “Essa complexidade política atual que nos suga diariamente nos faz perder a contemplação de uma obra. Queremos que as pessoas venham à praça pra celebrar um momento de suspensão conosco, construir aquele pacto que Shakespeare dizia ser a ‘excitação da fantasia’”, revela o ator Leonardo Rocha.

As apresentações têm entrada franca com ingressos espontâneos no chapéu.

As apresentações do espetáculo “Ópera de Sabão” possuem patrocínio da Lealtex, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Foto: Tati Motta

Local: Praça da Liberdade
Endereço: Praça da Liberdade s/n BH
Valor: Entrada Franca
Horário: “ÓPERA DE SABÃO”, sexta (03/06/16) e sábado (04/06/16), às 20 horas, e “NA RODA”, no domingo (05/06/16), às 11 horas.