FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dois meses após “Ignição”, Dado Oliveira inaugura exposição individual "Bruta Elaborada", desta vez na Galeria Modernistas em Santa Teresa, a partir de sábado, 04 de junho


Tendo surpreendido o circuito carioca das artes visuais com resultados expressivos obtidos com carvão e pólvora, artista vai apresentar agora novas pinturas influenciadas pelo processo anterior, aliando brutalidade e sensibilidade

Se for a terra bruta eu chupo a seiva, e a expurgo toda elaborada (Dado Oliveira)

Dois meses após a sua individual Ignição, que surpreendeu o circuito carioca de artes visuais com desenhos de muita personalidade feitos com carvão e pólvora, Dado Oliveira é convidado pela Galeria Modernistas, em Santa Teresa, para sua quinta mostra solo, Bruta Elaborada, com abertura no sábado, 04 de junho, às 19h.

Depois de passar seis meses imerso num processo de desenho priorizando a força e o vigor, o artista migrou para a pintura, permitindo que o novo processo fosse influenciado pela brutalidade dos desenhos anteriores. Isso foi premeditado, uma vez que, antes de começar a desenhar, eu já fazia essa projeção linear, afirma o artista. E agora as pinturas emergem com a mesma natureza rude, inevitavelmente, inclusive já estou me acostumando a canalizar as vibrações mais intensas da atmosfera social para fundamentar meu trabalho, ressalta.
Destaques da mostra, os óleos sobre madeira "Antes da Chuva" e "Depois da Chuva",  pinturas essencialmente humanas, carregam o profundo interesse do artista na pesquisa do indivíduo, desde sua vivência cotidiana nas relações interpessoais até aos dilemas íntimos diante da implacável existência. O resultado é uma pintura expressiva, texturizada, com equilíbrio de formas na composição e relação harmoniosa das cores
Duas forças caminham paralelas nessa nova caminhada do artista com pincéis e tintas. A primeira, involuntária, se dá pelos seus impulsos enérgicos que agora dominam os braços, depois de passar tanto tempo imprimindo energia no contato com a superfície. E, a segunda força, entra a partir de agora, com elaboração, e com uma pequena porção de leveza na combinação de cores e movimento das formas.
Meu lado bruto quer se misturar agora com a minha paciência e delicadeza. Então sou capaz de materializar numa tela os sentimentos ou condições humanas a partir da composição de formas, raspadas e texturizadas. A nova vivência artística o permite, hoje, pintar uma mulher trabalhadora sentada no jardim, com seu corpo cansado, no limite de sua tenacidade e da esperança, com uma expressão de dúvida. Preocupo-me em transferir todas essas coisas intangíveis da alma para a tela, com as propriedades gráficas adquiridas no exercício do desenho em carvão e o poder plástico característico da tinta a óleo.


SERVIÇO:
04/06, sábado  Dado Oliveira inaugura individual BRUTA ELABORADA na Galeria Modernistas
Abertura: 19h
Término: 04 de julho
Endereço: Rua Pascoal Carlos Magno 39, Santa Teresa  Rio de Janeiro
Horário e dias de visitação: De terça a sábado, das 13h às 18h
Horários especiais: A Galeria é um anexo do Hotel Modernistas, é possível solicitar visita guiada pelo tel (38528265 / 30799879), funcionando até2h da manhã.
Entrada  gratuita