FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Arquidiocese do Rio de Janeiro e Marinha do Brasil realizam abertura dos Projetos Sociais no CEFANcom a presença de Dom Orani

Na próxima quarta-feira, 25 de maio, a partir das 10 horas, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizará a abertura das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) de 2016, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha do Brasil.
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) iniciou-se em março de 2003, tendo como principais objetivos a promoção da cidadania e do acesso à prática do Esporte, por meio de uma importante parceira entre os Ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Esporte. O programa conta hoje com mais de 16.000 jovens e adolescentes em situação de risco social, atendidos pelas três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).
No CEFAN, que integra o PROFESP desde seu início em 2003, o programa é desenvolvido com uma importante parceria entre a Marinha do Brasil e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio da Pastoral do Menor. A Pastoral do Menor exerce um papel fundamental para o sucesso do programa, sendo responsável pela seleção dos alunos em situação de risco social nas comunidades atendidas, além de executar assistência social e diversas atividades que contribuem para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Atualmente, o PROFESP no CEFAN conta com 257 alunos, tendo sido recentemente autorizado, em 2016, a expandir o atendimento para 350 crianças e adolescentes.
Além do trabalho social, o CEFAN, por sua excelência no âmbito do esporte, proporciona às crianças atendidas iniciação esportiva direcionada em diferentes modalidades, tais como Levantamento de Peso Olímpico, Boxe, Atletismo, Esgrima, Lutas Associadas e Pentatlo Moderno, dentre outras. Tal peculiaridade, exclusiva do CEFAN, permite a convivência com atletas de destaque internacional, além da utilização das mais modernas instalações, resultando frequentemente na identificação e no desenvolvimento de importantes talentos esportivos. Vários alunos participam de competições estaduais, nacionais e internacionais, alcançando expressivos resultados. Além disso, alguns alunos, oriundos dos programas sociais realizados no CEFAN, em função dos resultados obtidos, ao atingirem a maior idade, foram incorporados ao Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), como atletas militares de alto rendimento.
O CEFAN, localizado na Av. Brasil, é Centro de Treinamento Oficial dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e receberá delegações olímpicas de diferentes modalidades e países.
A programação do evento inclui a Cerimônia de Abertura das Atividades do PROFESP, uma apresentação sobre o programa, visita às atividades desenvolvidas e almoço com as crianças e adolescentes atendidos.

Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN
Av. Brasil, 10.590 – Penha – Rio de Janeiro. Maiores informações: 2101-0894