FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 23 de maio de 2016

26ª Expocachaça traz em sua programação palestras sobre o setor

Confira a grade de palestras do evento, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de junho, em Belo Horizonte

Nem só de shows, bons petiscos, venda e degustação de cachaças e cervejas é feita a 26ª Expocachaça e o 10º BrasilBier. Os eventos, que acontecerão simultaneamente entre os dias 9 e 12 de junho no Expominas, em Belo Horizonte, contarão também com uma diversificada programação de palestras gratuitas, que abordará interessantes temas sobre o mercado de bebidas e o processo de produção.

Confira abaixo a programação completa das palestras:

·         Tema: Sistema de Gestão Inteligente de Alambiques
Palestrante: Arnaldo Andrade Ribeiro                                                                                        
Engenheiro Civil, engenheiro de alimentos com MBA em Gestão da Qualidade - Sócio e Diretor Executivo do Cana Brasil
Data: 09/06/2016 (quinta-feira)
Horário: 14:00h às 15:30h

·         Avaliação Sensorial e Físico - Química de Destilados Alcoólicos de Cana de Açúcar antes e após o tratamento por resina catiônica comercial
Palestrante: Sérgio Nicolau Freire Bruno                                                                                                                               
Trabalha no mapa do Rio de Janeiro com inovação tecnológica e indicações geográficas de origem, com ênfase na cachaça. DSE - FFA - OPDAG / SFA - RI / MAPA
Descrição: É uma palestra que vem de encontro ao interesse despertado sobre a influência da filtração da cachaça (ou de seus recém-destilados) em resinas (especialmente resinas catiônicas.) Estudos indicam que é possível reduzir em cerca de 80% o carbamato de etila de uma coluna de destilação através de resinas catiônicas e aniônicas.
Data: 09/06/2016 (quinta-feira)
Horário: 16:00h às 17:30h

·         Destilados no Mundo: Como o Brasil pode aproveitar a globalização das bebidas Regionais
Palestrante: Angélica Salado
Analista de pesquisa da Euromonitor International; Angélica Salado é responsável pela condução de pesquisas de mercado e elaboração de conteúdo analítico sobre o desempenho e as tendências de consumo para bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) e tabaco no Brasil. Ela é formada em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e tem cinco anos de experiência em pesquisa e inteligência de mercado.
Descrição: Esta apresentação trará um panorama do mercado de destilados no mundo, o papel do mercado Brasileiro neste contexto e as tendências para este segmento no futuro.
Data: 10/06/2016 (Sexta-Feira)
Horário: 14:00h às 16:00h

·         A Ciência do Blend
Palestrante: Lorena Simão                                                                                                                                                        
Engenheira de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Mestranda em Ciência de Alimentos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2005 atua no laboratório LABM em análises físico-químicas de alimentos e bebidas, com ênfase em análises cromatográficas de cachaças (HPLC, CG e CG-MS). Desenvolve diversos projetos de ajustes às exigências legais, otimização sensorial e padronização de cachaças. Ministra cursos e palestras no LABM sobre Tecnologia de produção e Padronização de cachaças.
Descrição: É uma palestra/curso onde você vê a teoria, a experiência e o conhecimento de mais de 20 anos de trabalho prático com cachaça no laboratório mais especializado na bebida do Brasil, o LABM - Laboratório Amazile Biagioni Maia. Você terá informações práticas sobre as melhores técnicas de padronização, novas tecnologias de processos de pós-destilação, técnicas que permitem corrigir eventuais defeitos, de aprimorar acentuadamente a qualidade sensorial da bebida, dentre outras informações importantes.
Data: 10/06/2016 (Sexta-Feira)
Horário: 16:30h às 17:30h

·         Spirit Distillers
          Palestrante: Marcelo Falcão - CEO e Bruno de Botton - Gerente Geral - Saverglass Ibérica 
Data: 10/06/2016 (Sexta-Feira)
Horário: 18:00h às 19:30h

·         Influência da Madeira na Qualidade da Cachaça Envelhecida
Palestrante: Dra. Aline Bortoletto                                                                                                                                         
Pesquisadora de Qualidade Química e Sensorial de bebidas. Laboratório de tecnologia e Qualidade de bebidas (ESALQ -USP) Universidade de São Paulo - Campus Luiz Queiroz.
Descrição: A física - química do processo de envelhecimento e qualidade química e sensorial obtida por diferentes madeiras para envelhecer a cachaça, com as novidades vindas de suas pesquisas sobre o assunto.
Data: 11/06/2016 (Sábado)
Horário: 14:00h às 15:30h

·         Contaminantes na Cachaça (Orgânicos e Inorgânicos)
Palestrante: Edilson Jardim Viana                                                                                                                                                                                                                                                                                         Professor do Curso Superior de Tecnologia de Produção de Cachaça e do Curso de Engenharia da IFMG - Instituto Federal do Norte de Minas Campus Salinas e Proprietário da Cachaça Premissa
Data: 11/06/2016 (Sábado)
Horário: 16:00h às 17:30h

As inscrições para as palestras podem ser realizadas no local do evento ou pelo e-mailjlucio@cachacasdobrasil.com.br. Basta informar o nome da palestra na qual pretende participar, nome completo, CPF, RG e endereço. Lembrando que as vagas são restritas a 90 inscrições, sendo 70 delas reservadas para os expositores.