FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

MOSTRA SAL na Galeria do Ateliê

SAL - exposição e lançamento do Fotolivro homônimo com 16 fotografias de Ricardo Hantzschel com textos do artista e fotógrafo Fernando Lemos

Galeria do Ateliê
Inauguração dia 29 de abril, às 19h

Aberto ao público


sal1


SAL é uma documentação poética sobre o processo de extração manual de sal realizado na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais especificamente nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo, resultado do trabalho do fotógrafo Ricardo Hanstzschel iniciado em 2011, buscando ressaltar aspectos estéticos da extração salineira e seus personagens ainda ativos, objetivando conhecer e dar visibilidade a um modo de produção que se mantém inalterado desde o século XIX.

Um ofício que, por questões econômicas, climáticas e sociais, tende a se extinguir silenciosamente na próxima década, com mudanças significativas na paisagem local. Como parte do trabalho, foi realizada uma pesquisa de materiais com o propósito de utilizar o produto bruto extraído das salinas e adapta-lo à técnica do papel salgado, suporte sensível precursor da fotografia criado pelo inglês William Henry Fox Talbot em 1834, no qual as cópias da exposição foram impressas.

A exposição SAL é composta por 16 fotografias impressas em papel salgado com tonalização (viragem) a ouro sobre papel Fabriano no tamanho 50x60 cm (com a moldura 60x70 cm) e um texto plotado do autor.

Esta é uma obra de ficção. Uma representação de um real possível, mediado pelo aparato, pela edição, pela emoção e pela imaginação. O mote é o sal, substância que faz parte significativa da história do homem. De caráter simbólico, em diversas culturas aparece em rituais de proteção e purificação; em outras, representa a incorruptibilidade, ou mesmo a amargura. De grande valor, quando raro já foi moeda de troca e salário de soldados. Personagem de um ofício que se mantém inalterado desde o século dezenove e que tende a desaparecer lenta e silenciosamente, calando o arrastar metálico das pás, o gemer dos carrinhos de mão, o puxar dos rodos, o pavonear dos cataventos.

Com textos do artista e fotógrafo luso brasileiro Fernando Lemos, da curadora de fotografia Rosely Nakagawa e da curadora de arte contemporânea Paula Braga, o livro SAL apresenta as imagens do ensaio fotográfico vencedor do XIV prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia, documentando o percurso criativo/empírico do fotógrafo Ricardo Hantzschel.

A publicação medindo 23x28 cm, tem 144 páginas em couchê fosco 150g e capa dura com verniz de reserva texturizada. Os exemplares conterão uma fotografia no tamanho 28x22cm em papel fine art, numeradas e assinadas.


SERVIÇO

SAL, exposição e lançamento do Fotolivro do mesmo nome de Ricardo Hantzschel com texto de Fernando Lemos
Abertura dia 29 de abril, às 19h
Visitação de segunda a sexta das 10h às 21horas e sábados das 10h às 17h.
Até 18 de junho
Entrada franca
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453, Urca
21 2541 3314