FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Exposição O Que Queremos Para o Mundo? promove Mini Fórum e Pedalada neste final de semana


A Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo?, que continua em cartaz até dia 8 de maio no MM Gerdau - Museu de Minas e do Metal, compartilha novas formas de experiência artística e sustentável com o público infantil, a fim de repensar e cocriar junto com as crianças. O resultado disso são as atividades paralelas à exposição que acontecem durante este período.

Além das oficinas ministradas durante a exposição, haverá uma sessão especial do filme “O Que Queremos para o Mundo?”, do diretor Igor Amin, exibido pela primeira vez na Mostra de Tiradentes em janeiro. A sessão acontecerá dia 28 de abril, às 19h30,seguido de bate papo com o diretor, o roteirista Vinícius Cabral, as atrizes do filme e parte da equipe. O longa-metragem de ficção narra a história de quatro garotas que veem a construção da amizade ao formarem uma banda para um trabalho escolar. A bandada Casa da Árvore compõe canções expressando seus anseios para um mundo melhor em uma apresentação de fim de ano da escola. Acompanhando a história de superação da protagonista Luz, o filme aborda típicos conflitos adolescentes de maneira leve, sutil e esperançosa.

Já no sábado, dia 30 de abril haverá o Mini Fórum “Pensar a infância e a relação dela com a cidade” no auditório do MM Gerdau, de 14h às 16h. A proposta do evento é debater junto às crianças sobre o espaço urbano, adentrando algumas questões essenciais, como a mobilidade e as impulsionando à se reconhecerem como sujeitos ativos na sociedade. As crianças serão a principal voz do evento que acontecerá de forma divertida, seguido de uma pedalada no entorno da Praça Liberdade.

A Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo?, patrocinada pela Gerdau via Lei de Incentivo a Cultura do Estado, é gratuita e está aberta de terça a domingo, das 12h às 18h, e às quintas, das 12h às 22h.

Sobre o Projeto O Que Queremos para o Mundo?


O Que Queremos para o Mundo? é um projeto de transmídia com conteúdos audiovisuais infantis para um mundo melhor, que inclui Cinema, Educativo, TV e Web. As primeiras ações do projeto foram realizadas em plataformas multimídia como a internet e dispositivos móveis, onde pessoas enviavam suas ideias para uma chamada criativa na rede (Itsnoon) e para um Blog, que eram compartilhadas pelas redes sociais. Além das ações, o projeto possui uma parte educativa por meio de oficinas em escolas efestivais ambientais e culturais. Em um segundo momento, surgiu o programa televisivo realizado para o canal infantil Gloob, daGlobosat, que estreou em setembro de 2012 como inter­programação ao longo dos intervalos, exibindo em pílulas de 1 minuto e 30 segundos a história de crianças de 5 a 12 anos de todo o Brasil, que deram seus depoimentos sobre o que queriam para o mundo. A partir desta experiência, se desenvolveu a produção do longa-metragem O Que Queremos para o Mundo ­ o filme, que conta a história de quatro amigas que após um trabalho de escola ­ com título homônimo, precisam pensar uma solução para problemas do mundo. Uma relação intrínseca está presente nesta obra: o audiovisual como instrumento para conscientização e reflexão social, que pode     ser    visto    como    um    meio    importante    para deslocar   preocupações contemporâneas, comoa reinvenção da relação do humano com o meio ambiente e consigo mesmo. Esta exposição é parte do processo criativo, que seguetoda a linha do projeto como um convite.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. NoBrasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

MM Gerdau ­ Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicospara destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde  de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por MarcelloDantas. O MM Gerdau ­ Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Serviço:

Dia 28/04 às 19h30 ­ Sessão especial O Que Queremos para o Mundo? ­ Filme Em seguida bate papo com o diretor Igor Amin
Dia 30/04 ­ 14h às 17h ­ Mini Fórum “Pensar a infância e a relação com a cidade” + Pedalada infantil
Inscrições podem ser feitas na recepção do Museu, no dia de cada atividade

Exposição O Que Queremos para o Mundo?
Até 8 de maio de 2016
Visitação: 3ª a domingo, das 12h às 18h || Quintas-feiras: das 12h às 22h Entrada franca ­ Classificação  Livre
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do  Metal
Prédio Rosa da Praça da Liberdade ­ Belo Horizonte/MG Acesso para pessoas com necessidades especiais Informações:  (31) 3516­7200