FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 30 de janeiro de 2016

ÚLTIMO DIA DA MOSTRA TEM FILME PRODUZIDO COM O ABRIGO TIRADENTES E PREMIAÇÕES NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO


O último dia da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes reserva momentos de emoção com a exibição do curta-metragem“Memórias de um Abrigo”, às 20h30, no Cine BNDES na Praça. O filme foi produzido especialmente durante o evento, como parte da Mostra Valores, novo projeto da Universo Produção dedicado à integração com as comunidades. “O objetivo é que, a cada cidade integrante do Cinema de Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte), seja escolhido um destaque de alguma entidade ou alguma pessoa que faça a diferença”, diz Fernanda Hallak, uma das coordenadoras da Mostra.

O Abrigo Tiradentes foi o homenageado desta primeira edição da Mostra Valores, por seu trabalho ao longo de 61 anos dedicados aos cuidados com idosos da cidade. Atualmente, o local conta com 15 residentes. Destes, 12 puderam acompanhar as atividades do projeto. Eles protagonizaram um ensaio fotográfico, que ficou exposto durante toda a semana na praça central da cidade. Durante a Mostra, o grupo foi ver os painéis de fotos e puderam assistir a um filme no Cine-Tenda. O mesmo grupo estará presente no Cine BNDES na Praça para acompanhar a exibição de “Memórias de um Abrigo”.

A Mostra se encerra com outro saldo positivo: a realização de dez oficinas gratuitas de formação, com 280 alunos certificados. Dos cursos oferecidos, cinco produtos audiovisuais foram produzidos e serão exibidos no encerramento da Mostra: Meu super-herói, Criação e produção de GIFs animados, Jovem repórter, Por trás da câmera e Direção em curta digital. “Resultados como estes podem abrir as portas para jovens profissionais e despertar interesses nos caminhos do audiovisual”, diz Denise Hallak, coordenadora das oficinas.

Bete Bullara que, juntamente com Anna Rosaura Trancoso, é responsável pela oficina “Por trás da câmera: contando estória”, voltada para jovens entre 14 e 18 anos, comenta que, para ela, o processo é tão importante quanto o resultado. “Sempre privilegiamos o processo, pois trabalhamos com a educação para a imagem e o processo de compreensão deles é fundamental. Nesta oficina, os jovens fazem tudo: argumento, roteiro, filmagem, som. Interferimos somente quando não há consenso, quando percebemos que podem alcançar resultados melhores. Mas o produto também nos interessa, e sempre problematizamos suas escolhas, inclusive durante as filmagens, sobre qual ponto de vista querem expressar na hora da montagem. Estes jovens tem que entender que, se eles querem dizer alguma coisa, precisam saber como dizer com competência.”

Às 16h deste sábado, as crianças vão se divertir no Cine BNDES na Praça com “O Sonho de uma Noite de Verão”, teatro de rua a Cia Academia, de Juiz de Fora. A encenação retoma um texto clássico de William Shakespeare, com direção deMarcos Bavuso, 26 atores e participação direta do público, convidado a compor um painel coletivo de uma história universal que, aqui, ganha contornos e sotaque mineiros.

A programação de filmes começa às 15, no Cine-Teatro, com “Ralé”, de Helena Ignez, que será seguido de um bate-papo com a diretora. Os curtas terão sua última sessão às 18h, na mesma sala, com a Mostra Formação Série 2. No Cine-Tenda, às 18h, acontece a sessão especial da Cena Mineira com a pré-estreia de “Introdução à Música do Sangue”, longa-metragem de Luiz Carlos Lacerda. Às 21h, na praça, passa “Invasores”, de Marcelo Toledo.

A sessão final da Mostra começa às 20h, no Cine-Tenda, com o inédito “Para Minha Amada Morta”, produção paranaense que marca a estreia na ficção de Aly Muritiba. Em seguida, acontece a cerimônia de encerramento, com a entrega dos prêmios do Júri da Crítica, do Júri Jovem e do Júri Popular.

***
A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instaladostrês espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Sesi TiradentesCentro Cultural Yves Alves – sede do evento.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.