FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

As 10 melhores pistas de skate para manobrar pelo Bra

Campeonato mundial Oi Bowl Jam e pistas de todas as modalidades consolidam o país como destino de skate
Não é todo dia que podemos ver os maiores skatistas do planeta desfilando suas manobras pra lá de radicais na que é considerada a melhor pista pública do Brasil. Esse é um dois atrativos do Oi Bowl Jam: mundial de skate bowl. O campeonato vai reunir 27 feras do esporte no Parque Madureira, Rio de Janeiro, local que abriga o Tatu Skate Park, eleito um dos melhores lugares da América Latina para se andar de skate. O evento acontece de 29 a 31 de janeiro e é gratuito.

Embalados pelo campeonato, preparamos um ranking com os dez melhores skate parks públicos do Brasil, de acordo com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Os amantes da prancha de quatro rodinhas poderão viajar Brasil afora em busca das melhores pistas entre as centenas espalhadas pelo país.

Com mais de oito milhões de praticantes de todas as idades, campeonatos de diversas modalidades e alguns dos melhores skatistas do mundo, incluindo o pentacampeão mundial de bowl, Pedro Barros, o Brasil convida a todos para arriscar algumas manobras, de Porto Alegre a Manaus. Veja só:

1) Tatu Skate Park - Parque Madureira (Rio de Janeiro/RJ)
O nome do skate park é uma homenagem a um dos principais nomes do skate carioca, Jorge Luiz de Souza, o "Tatu". Inaugurado em junho de 2012, possui 3.850 m2 e é considerado um dos melhores da América Latina. É a mais moderna e funcional do Brasil, com banks, bowl, ladeira para downhill e ampla área para street.

2) Pista Municipal de São Bernardo do Campo/SP
Carinhosamente conhecida como Berno, fica dentro do Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica. Está dividida em três categorias de esportes radicais: skate, bike e patins in-line. Construída em 1982, foi responsável por revelar grandes talentos, como Sandro Dias, o Mineirinho.

3) Mogi Skate Park (Mogi das Cruzes/SP)
Localizado no Complexo Esportivo "Prof. Hugo Ramos", tem espaço para praticantes de skate e patins. Foi inaugurado em novembro de 2012 e tem um horário específico para praticantes old school acima de 35 anos.

4) Skate Park de Cabo Frio/RJ
Inaugurada em maio de 2014 na orla da Praia do Forte, a pista foi projetada por arquitetos e engenheiros skatistas e ganhou o nome do skatista fluminense Allan Mesquita.

5) Pista de Skate do Parque de Mangabeiras (Belo Horizonte/MG)
Dentro da maior área verde de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, foi inaugurado no fim de 2014 o "Half Pipe", pista em forma de "U", que veio complementar uma área maior, com Banks e Street, construída em 2009. A nova pista tem 4 metros de altura e possui cinco níveis diferentes para descida.

6) Skate Park Ponta Negra (Manaus/AM)
Com 1200 m2, a pista fica às margens do Rio Negro, área nobre de Manaus. Possui obstáculos como mini ramp, pirâmide, quarters, funboxs, caixotes, traves, corrimãos, bancos, escadas e rampas retas.

7) Skate Park do Centro de Formação Olímpica do Nordeste - CFONE (Fortaleza/CE)
Inaugurado em setembro de 2014, tem 5.000 m2 e estrutura para street e bowl. Integra o Centro de Formação Olímpica do Nordeste e é uma das mais jovens pistas do país.

8) Pavilhão Skate Park (S. José dos Campos/SP)
Mais conhecido como Bob Skate Park, tem área para street e bowl. Foi recentemente reformado e está em ótimas condições.

9) Skate Plaza de São João da Boa Vista/SP
Inaugurada em 2012, fica próxima a Mogi Mirim e é considerada uma das melhores do estado de São Paulo.

10) Pista de Skate de Nova Lima/MG
Com 1.100 m2 é a maior pista de Minas Gerais e possui diversos obstáculos. Foi inaugurada em 2012 com investimentos de R$ 700 mil. Está dentro de um clube campestre, às margens do Rio das Velhas, em uma agradável paisagem verde.

O Oi Bowl Jam: mundial de skate bowl 2016 tem o patrocínio master da Oi e também de TNT, Caixa, Rexona, Coppertone, Ricardo Eletro, Oakley, Casio e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento é chancelado pela World Cup Skateboard (WCS) e pela Association of International Skateboarders (AIS), com coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e realização da IMM.

OI BOWL JAM 2016
Data: 29 a 31 de janeiro de 2016
Local: Parque Madureira - Rua Soares Caldeira, 115, Madureira - Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita

CRONOGRAMA DO EVENTO
QUINTA - 28 de janeiro
Treino aberto para imprensa - 14h
Credenciamento e Treinos Livres - 14 às 19h

SEXTA - 29 de janeiro
Treinos Livres - 14 às 14h30
Treino Bateria 01 - 14h30 às 15h05
Treino Bateria 02 - 15h05 às 15h40
Eliminatória Bateria 01 - 15h55 às 17h
Eliminatória Bateria 02 - 17h às 18h
Treinos Pré-classificados - 18h às 18h30

SÁBADO - 30 de janeiro
Treinos Livres - 13h às 13h30
Treino Bateria 01 - 13h30 às 14h05
Treino Bateria 02 - 14h05 às 14h40
Semifinal Bateria 01 - 14h55 às 15h50
Semifinal Bateria 02 - 15h50 às 16h45

DOMINGO - 31 de janeiro
Treinos Livres - 9 às 9h45
Treino Oficial - 9h45 às 10h
Final - 10h às 10h50 (Rede Globo ao vivo)
Premiação - 11h

Obs: Cronograma sujeito a alterações conforme as condições climáticas

O PARQUE DE MADUREIRA
No coração da Zona Norte do Rio, o Parque Madureira é o terceiro maior da cidade. Com mais de 90 mil metros quadrados e em fase de expansão, o complexo de lazer reúne música, lazer, diversão e entretenimento num mesmo espaço. Inaugurado em 2012, o parque rapidamente se transformou no principal point da região, atraindo diferentes turmas: do samba, do skate, do hip hop e do charme, além de famílias e jovens que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, caminhar, confraternizar ou, simplesmente, contemplar o belo paisagismo, que inclui árvores e lagos. O Parque Madureira é equipado com quadras poliesportivas de futebol e tênis de mesa, ciclovia e a melhor pista de skate do país.

A OI E O ESPORTE
A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A companhia também apostou no basquete e patrocinou o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de ter apoiado os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate em 2015.

A Oi também patrocinou o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. No último ano, a Oi fechou contrato de patrocínio com mais três surfistas brasileiros que são destaque na WSL, a liga mundial de surfe: Adriano de Souza, o Mineirinho, Filipe Toledo, o Filipinho, e Silvana Lima. Eles se juntam ao campeão mundial Gabriel Medina, no time de surfistas patrocinados pela Oi.

SOBRE A IMM
Criada no final de 2011, a IMM é uma joint venture formada pela empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e a americana, WME│IMG que atua nas áreas de Esporte, Entretenimento, Consultoria, hospitalidade e Venda de Ingressos.

Em Esporte, a empresa conta com eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul); a Plataforma de Golfe (Brasil Champions, CBG Pro Tour e Aberto do Brasil); os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015; o Mundial de Skate Bowl.

Ainda em Esporte a IMM possui as áreas de consultoria e hospitalidade. Com a expertise de 50 anos da IMG Worldwide, o setor de consultoria tem objetivo de auxiliar empresas tanto na ativação de patrocínios, como na construção e gestão de imagem por meio de estratégias diferenciadas que maximizem o negócio. Faz parte do portfólio, consultoria para Visa, General Eletric, Federação Internacional de Badminton, dentre outros com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já o setor de hospitalidade é responsável pela comercialização e gestão de programas de hospitalidade de camarotes e assentos premium de eventos e estádios, entre eles o Beira Rio, além de ser agente exclusivo de vendas de pacotes de hospitalidade para a Rio 2016, em parceria com a Tam Viagens.