FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 12 de dezembro de 2015

Opas/OMS redesigna NAF como centro colaborador na área de Políticas Farmacêuticas

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) redesignou o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), como Centro Colaborador na área de Políticas Farmacêuticas. O quinto recredenciamento consecutivo atesta o elevado padrão de qualidade do trabalho realizado pelo NAF/ENSP/Fiocruz nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas farmacêuticas no Brasil e nos países da América Latina, Caribe e África. A designação é válida pelo período de quatro anos.
 
Os centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) são um mecanismo de cooperação, de alto valor agregado, estabelecido junto a conceituadas instituições designadas pela OMS para apoiar a implantação e a execução de ações relacionadas às estratégias e objetivos da saúde, tanto em nível regional como mundial, além de reforçar a validade científica da saúde e fomentar o fortalecimento de capacidade institucional nos países e regiões.
 
Para Maria Auxiliadora Oliveira, chefe do NAF/ENSP e diretora do centro colaborador da Opas/OMS, o recredenciamento e o novo status de departamento do antigo núcleo corroboram a importância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores em diversas frentes. 
 
“Nosso grupo de pesquisadores, apesar de pequeno, possui grande diversidade de atuação. Participamos dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas farmacêuticas no Brasil e nos países parceiros; no desenvolvimento de pesquisas, elaboração de artigos científicos e documentos técnicos relacionados ao acesso a medicamentos, aos direitos de propriedade intelectual, à avaliação da assistência farmacêutica em cenários ambulatoriais e hospitalares, ao uso racional e aos preços de medicamentos. O Centro Colaborador na Área de Políticas Farmacêuticas participa ativamente de diferentes programas internacionais na sua área de abrangência, sempre em parceria com os países e por intermédio da Opas/OMS. A redesiganação e a nova estrutura de departamento demonstram o reconhecimento do trabalho desenvolvido desde 1996.”
 
Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e um dos criadores do NAF, Jorge Antonio Zepeda Bermudez destacou a importância do departamento no cenário nacional e internacional no que diz respeito ao acesso a medicamentos.
 
“O recredenciamento do NAF como Centro Colaborador da Opas/OMS amplia ainda mais o escopo de atuação desse novo departamento da ENSP - aprovado durante assembleia geral da Escola em 2015 - nas políticas de acesso a medicamento nas américas e em outros países, principalmente na África, continente que a Fiocruz vem ampliando suas atividades. Ao ser alçado ao status de departamento de uma das maiores instituições de saúde pública do mundo, o NAF comprova sua importância dentro dessa área temática, seja na ENSP, na Fiocruz, no Brasil e no mundo na questão dos acessos a medicamentos.”
 
O credenciamento original do único Centro Colaborador da ENSP na Opas/OMS ocorreu em 1998.