FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 12 de dezembro de 2015

Convite: Centro de Memória do Circo

Centro de Memória do Circo, Cia Suno e Dino Menezes convidam para o lançamento do Documentário

Cia Suno: um documentário sobre os 17 anos de palhaçada


O Centro de Memória do Circo, local tradicional criado para homenagear e guardar a memória do circo, foi o local escolhido para o lançamento do documentário “Cia Suno: um documentário sobre os 17 anos de palhaçada”,Dirigido por Dino Menezes. O documentário celebra os 17 anos de palhaçada da Cia Suno e mostra as dificuldades e alegrias da profissão. Para fazer esse documentário, o Diretor acompanhou doze espetáculos, entrevistou pessoas da plateia, técnicos e profissionais do universo circense. Na ocasião, Helena Figueira e Duba Becker entram em cena para mostrar ao público o número “De Partida” e também participam de uma roda de conversa com os presentes, acompanhados do Diretor do Documentário.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos (SP).

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje, radicada em Barão Geraldo (SP), a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico "A Bailarina e o Palhaço", que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico "Estripulias no Circo", que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. 

Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do Documentário: “Cia Suno: um documentário sobre os 17 anos de palhaçada”
Onde: Centro de Memória do Circo – Avenida São João, 473 – Centro - SP
Quando: 14 de Dezembro – 15h
Para quem: Livre
Quanto: Grátis