FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 17 de novembro de 2015

TIM ArtEducAção promove exposição sobre a Água



Alunos de cinco escolas públicas da capital mineira apresentam os resultados das oficinas de arte digital

A água, elemento tão essencial à existência humana, é o eixo do processo criativo dos alunos das oficinas de arte digital do TIM ArtEducAção, que apresentam a exposição “Águas”, entre os dias 23 e 26 de novembro, em cinco escolas públicas que recebem o programa em Belo Horizonte.

Segundo Marcelo Soares de Andrade, diretor de teatro e idealizador do TIM ArtEducAção, o tema proposto para o desenvolvimento das atividades da oficina de arte digital é de extrema relevância. “As produções dos alunos abordam a água em diversas nuances, que vão desde o lado ecológico ao poético e metafórico. Estamos chegando ao final de mais um ciclo de trabalho das oficinas e a sensação de dever cumprido começa aflorar, pois conseguimos resultados que ampliaram olhares e transformaram conceitos. Em um mundo cada vez mais digital, aliar a tecnologia à arte é essencial para conquistar os alunos, pois as oficinas de arte digital dialogam com os jovens e os encantam. Além da parceria e o entusiasmo das escolas que foram diferenciais na realização das apresentações”.

As exposições serão realizadas na Escola Estadual Pedro Franca, Escola Estadual Menino Jesus de Praga, Escola Estadual Coronel Juca Pinto, Escola Estadual Mauricio Murgel e na Escola Estadual Dr. Aurino de Morais. Além das apresentações, outras atividades estão previstas, como os “aulões”, que serão abertos à comunidade escolar e oferecerão oficinas de arte digital com microtemas, renovando o alcance dos trabalhos.

As escolas realizam ainda, durante todo o mês de novembro, oficinas especiais que abordam temas relacionados à arte digital com o objetivo de apresentarem as ferramentas e metodologias adotadas nas oficinas ministradas. “Estamos com uma grande expectativa, pois será um momento de reencontro entre alunos, educadores e comunidade, que promete transformar o cotidiano escolar com novas oportunidades e ampliando novos horizontes”, afirma Marcelo Andrade.

A sugestão do tema “Águas” surgiu por meio do encontro entre o grupo de educadores que ministram as oficinas nas cinco escolas. “Percebemos que muitas produções de arte digital eram relacionadas à água, algo espontâneo para os alunos, por isso adotamos o tema para a concepção da exposição. Além de um grande desafio, a apresentação final marca a chegada do TIM ArtEducAção em Belo Horizonte, que contou com a parceria ímpar de cada escola e dos alunos, que se dedicaram ao desenvolvimento das atividades. As oficinas ampliam o potencial de aprendizagem e abrem novos horizontes, promovendo um leque de oportunidades para renovar e incorporar um novo cardápio de atividades escolares”, explica Renata Alencar, coordenadora pedagógica das oficinas de arte digital e do curso de Pós-Gradução Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC Minas.

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora executiva do programa TIM ArtEducAção e articuladora do programa em Belo Horizonte, a oficina de arte digital  por ser interativa e dinâmica, consegue atrair e integrar as crianças e jovens ao meio social, incorporando seu lado artístico com o intelectual. “Estamos abrindo várias janelas de oportunidades e encantamento para as crianças e adolescentes que participam das oficinas do TIM ArtEducAção. A inclusão digital por meio do conhecimento da arte e da cultura proporciona a oportunidade de ampliar olhares, afinal a arte digital tem o poder de dialogar com os jovens, interagindo com o seu mundo, despertando sentimentos e abrindo uma nova dimensão que fortalece a autoestima. Uma verdadeira onda de conhecimento, que expande para todo o convívio social das crianças e adolescentes”.

Segundo Felipe de Castro Ramalho, arteducador da oficina de arte digital e desenvolvimento criativo da Mostra Artística, o resultado das apresentações surpreenderá o público. “Estamos muito satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas, que abordaram as nuances da água. É uma grande felicidade poder contemplar trabalhos tão bem feitos e com uma temática tão interessante. Os alunos estão satisfeitos com os resultados e para nós, educadores, é gratificante esse reconhecimento”.

Uma grande expectativa já tomou conta da Escola Estadual Coronel Juca Pinto, é o que afirma Maria de Lourdes Fernandes Caldeira, diretora da instituição. “Nossos alunos estão entusiasmados com a apresentação dos trabalhos na Mostra Artística, principalmente por ser um momento muito aguardado e especial para todos. As oficinas de arte digital transformaram a vida desses alunos, que estão mais motivados e interessados durante as aulas, por isso só temos que agradecer e torcer para que o programa continue colhendo bons frutos e ampliando os horizontes da educação”.

Para a TIM, que apoia o programa há 15 anos, trabalhar temas que despertem a consciência dos jovens, por meio de ferramentas que façam parte da linguagem deles, é uma forma de contribuir de forma efetiva para as transformações sócio-culturais. “A sinergia entre as iniciativas privada e pública e o terceiro setor beneficiam todos os agentes envolvidos, e os resultados obtidos a partir dessa longeva parceria já são percebidos em todas as localidades nas quais atuamos”, saliente Rodrigo Neves, diretor da TIM em Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, as aulas de arte digital são realizadas nos laboratórios de informática da Escola Estadual Dr. Aurino de Morais, Escola Estadual Pedro Franca, Escola Estadual Menino de Jesus de Praga, Escola Estadual Coronel Juca Pinto e Escola Estadual Mauricio Murgel. São oferecidas 250 vagas para os alunos das oficinas continuadas, e 500 vagas para os alunos de oficinas de imersão. Ambas contam com a consultoria de mídia e educação da coordenadora do curso de Pós-Gradução Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC Minas, Renata Alencar.


TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO
Exposição “Águas” – TIM ArtEducAção
Data: 23/11/2015
Escola Estadual Pedro Franca (Rua Um, 705 – Olhos D’água)

Data: 24/11/2015
13h às 17h - Escola Estadual Menino de Jesus de Praga (Rua José Sabino Maciel, 290 – Lagoa – Venda Nova).

Data: 25/11/2015
10h às 13h -
 Estadual Dr. Aurino de Morais (Rua Domício Gabriel Vasconcelos, 230 - Vale do Jatobá Barreiro de Baixo).

Data: 26/11/2015Estadual Coronel Juca Pinto (Av. Bueno Siqueira, 180 - Universitário).

Data: 11/12/2015
13h30 às 17h30 - Estadual Mauricio Murgel (Avenida Amazonas, 5154  - Nova Suíça).